O cartão de crédito é uma ferramenta importante para a gestão financeira pessoal ou empresarial, já que se trata de um método de pagamento com limite pré-aprovado e que permite o parcelamento de uma compra, o que facilita a aquisição.
No entanto, é necessário utilizar o cartão de crédito de forma objetiva. Confira alguns pontos relevantes para utilizar o cartão de crédito com organização para controlar a gestão financeira da sua empresa e também a sua gestão financeira pessoal.
O cartão de crédito funciona como um empréstimo, por isso, é muito importante que ao utilizar o limite do seu cartão, tenha clareza sobre o valor que será usado, já que ele não compõe a sua renda total, pessoal e/ou empresarial.
A data de fechamento do seu cartão de crédito se refere a melhor data para compras. Isso porque as compras realizadas a partir da data de fechamento, serão inseridas na fatura subsequente. A organização dos gastos é fundamental para uma empresa, assim como para sua vida pessoal.
Por isso, analise os itens descritos na fatura, segmente as compras e verifique a viabilidade de aquisição antes da efetivação da transação.
Para uma empresa, por exemplo, é importante obter esse controle por centro de custo, já que a ideia é investir de forma direcionada e analisar a viabilidade do custo-benefício de cada opção.
Classificar os itens é uma forma de controlar suas finanças empresariais ou pessoais. Geralmente, nos aplicativos de bancos e fintechs, é possível realizar essa classificação de forma simples.
Sendo assim, faça uso do cartão de crédito com planejamento e utilize o próprio aplicativo para o devido controle de gastos.
O cartão de crédito é importante para sua vida pessoal e também para sua empresa. Algumas opções de cartões facilitam muito o investimento para microempresas.
Para quem precisa de um controle maior, pode ser viável pensar em opções de cartões pré-pagos, ou seja, aqueles que permitem pagar antes de utilizar.
Muitas empresas do ramo financeiro oferecem programas de pontos também para o cartão PJ e não somente para o cartão de pessoa física, por isso, pode ser interessante utilizar os pontos do cartão de crédito da empresa.
Através do cashback do cartão de crédito PJ, é possível comprar passagens aéreas e obter descontos em materiais de escritório, por exemplo.
É muito importante que uma empresa, independentemente do seu porte, limite o número de funcionários que têm acesso ao cartão, já que a centralização sobre a utilização deve ser direcionada para um grupo restrito, de modo que a gestão financeira não seja aleatória.
Certamente, essas dicas valem para a utilização do cartão de pessoa jurídica e também de pessoa física.