Organizar a agenda de estudos para o concurso é um passo imprescindível caso você queira construir uma rotina equilibrada e que ajude na hora de absorver conhecimentos importantes sobre as diversas áreas a serem estudadas. Porém, como começar a montar essa agenda? O que pode ser feito para deixar a rotina mais organizada e, claro, funcional?
Neste texto, trouxemos algumas dicas para o concurseiro que deseja preparar um cronograma de estudos que funcione para ele. Acompanhe!
São diversas as formas de organizar a agenda de estudos, cabe a você avaliar o que pode fazer sentido para o seu caso. Afinal, cada pessoa pode ter um ritmo de estudos, o que contribui para a diferenciação entre o cronograma de um concurseiro e de outro.
De todo modo, a seguir elencamos 5 pontos que podem ser avaliados na hora de preparar a sua agenda. Vejamos:
Antes de qualquer coisa, é importante que você verifique o que será cobrado na prova. Até porque, como será possível estudar sem esse conhecimento importante? Pois é!
Portanto, considere analisar o edital e, se possível analise as provas que ocorreram nos anos anteriores. Em seguida, faça uma lista com os temas que serão cobrados para que você saiba exatamente o que deverá entrar na sua agenda.
Depois de verificar tudo o que será cobrado na prova, chegou a hora de analisar a sua rotina diária. Quanto tempo você tem disponível para os estudos?
Lembrando que não é recomendado negligenciar os hobbies e os momentos de descanso para se dedicar exclusivamente aos estudos, ok? Separe um bloco de tempo diário que seja saudável.
Agora chegou o momento de começar a organizar a agenda de estudos com base no que será estudado. Separe os materiais que você precisa para cada disciplina: livros, artigos científicos, simulados, vídeos, podcasts, infográficos, mapas mentais, figuras, etc.
Se for separar materiais digitais, prepare uma pastinha para cada matéria.
Com os materiais em mãos, que tal criar uma verdadeira trilha de aprendizagem na hora de organizar a agenda de estudos?
Para isso, crie uma sequência didática para os conteúdos que você precisa estudar. O que deve ser aprendido primeiro? E por segundo? E por terceiro? Avalie isso com cuidado e crie um passo a passo que o ajude na hora de absorver conhecimentos valiosos.
Por fim, divida as etapas da sua sequência didática de acordo com o tempo disponível em cada dia de estudos. Qual etapa você estudará hoje? E amanhã?
Assim, pouco a pouco se tornará mais fácil organizar a agenda de estudos. Afinal, quando temos uma visão geral do que precisamos fazer e quebramos essas atividades em etapas claras, fica mais fácil incluí-las na nossa organização diária.
Boa sorte nos seus estudos para o concurso!