Concurso: 5 dicas para ir bem na prova do CESPE / CEBRASPE

A banca organizadora CESPE, que mudou para o nome de CEBRASPE, é uma das mais tradicionais do Brasil. Da mesma forma, costuma ser uma das mais temidas pelos candidatos de concursos públicos.

A sua forma de avaliação se mostra bem peculiar e diferente de outras bancas, por isso sempre chama a atenção e às vezes até gera polêmicas na hora da correção.

Por acaso você vai prestar algum concurso que tem a banca CEBRASPE? Nós temos algumas dicas para te ajudar. Que tal ficar por dentro?

1. Não crie teorias sobre a questão

Erro cometido por muitos concurseiros que fazem prova cebraspe. Ao ler a questão, não fique inventando teorias, especulando se é uma pegadinha, se o enunciado quer dizer algo que você não está entendendo, etc.

Seja honesto com a questão que está em sua frente: ou você sabe ou não sabe. Portanto, não adianta ficar enrolando muito. Só vai fazer você perder tempo de prova.

2. Você não pode chutar

O concurso Cebraspe é conhecido por não ser tolerante a chutes. Afinal, cada erro é um ponto inteiro perdido. É um preço muito alto cobrado por escolher alternativas aleatoriamente.

Concurso INSS: Modelo de prova do Cespe/UnB: chutar ou não chutar? Saiba!

3. Procure as questões erradas

Muitos concurseiros falam que conseguem passar ilesos pela prova do Cespe / Cebraspe somente identificando as questões que estão erradas.

Essa realmente é uma característica forte dessa banca, então vale a pena ficar atento. Você perceberá logo quando a alternativa está incorreta, pois basta uma palavrinha. Então a dica é ir eliminando as erradas e só se dedicar às corretas.

4. Anule a questão se preencher o gabarito errado

Preencher o gabarito errado acontece com qualquer candidato. Mas no caso da prova de concurso Cebraspe, um ponto perdido pode custar a sua aprovação certamente e a estratégia de anular a questão pode entrar em ação.

Ou seja, quando você perceber que passou uma resposta errada – preencheu a alternativa A em vez de B, por exemplo -, prefira anular a questão pintando também a segunda bolinha. Com as duas bolinhas pintadas o leitor enxergará uma resposta considerada nula.

5. Tenha uma estratégia

Concurseiros experientes na banca Cebraspe dizem que os aprovados nela, de modo geral, não são aqueles que estudaram mais, mas sim os que são mais estratégicos.

Por isso, trace uma meta de acertos, de questões que podem ser deixadas em branco, de acordo com a nota que almeja tirar. Isto é, uma nota que seja suficiente para brigar por uma vaga.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também outro artigo especial para concurseiros:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concurseiro-a-falta-de-foco/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.