Banca FGV: Entenda o perfil e saiba como são as provas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das principais bancas examinadoras de concursos públicos. Desse modo, é responsável por organizar grandes concursos, como os do Ministério Público e o exame da OAB.

Entre os concurseiros, as provas da FGV são famosas pelo nível de dificuldade. Nesse sentido, uma das provas mais comentadas é a prova de língua portuguesa. Por isso, resolvemos apresentar algumas dicas de como a banca cobra os assuntos das disciplinas que mais caem. Confira!

Como são as provas da FGV?

As provas da FGV costumam ser objetivas, de modo que há geralmente entre quatro e cinco alternativas. 

Quanto à Língua Portuguesa, a banca tem um perfil mais voltado para a interpretação de textos, de modo que as questões de gramática não têm tanto destaque como ocorre em provas de outras bancas. Assim, além de compreensão e interpretação textual, a FGV costuma cobrar conhecimentos quanto à morfologia da língua, tópicos como estrutura e formação de palavras e classes gramaticais.

Já nas questões de Raciocínio Lógico, a banca tende a ser muito exigente. Desse modo, é comum que os enunciados das questões sejam mais complexos e tragam as temidas “pegadinhas”. Tópicos como regras de três, porcentagem, probabilidade e diagramas lógicos costumam ser cobrados.

Quando o assunto é Informática, a FGV é um pouco mais tradicional. Assim, apesar de os tópicos serem extensos, são previsíveis, de modo que dá para se preparar com mais tranquilidade. A banca traz questões dentro do tópico de Rede de Computadores e de Segurança da Informação, que tende a ser mais complexo.

No entanto, a FGV tem alto nível de exigência em Direito Administrativo, pois a banca cria situações para as questões que exigem a aplicação dos conhecimentos teóricos. Os tópicos mais recorrentes são princípios, atos administrativos, licitações e contratos, poderes administrativos e serviços públicos.

Por fim, deixamos a dica de que, para obter um bom resultado no concurso, é fundamental a observância dos conteúdos programáticos apresentados no edital do certame pela FGV. Além disso, uma das melhores formas de se preparar para a prova e conhecer mais profundamente o estilo da banca é respondendo provas de anos anteriores.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais notícias sobre educação.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.