Saúde e Bem Estar

Organização de tarefas e qualidade de vida no trabalho

organização de tarefas e qualidade de vida no trabalho caminham lado a lado. Quem não consegue organizar as demandas diárias tende a se sentir muito desmotivado e até mesmo “perdido” dentro da imensidão de tarefas que devem ser executadas.

Por isso, neste conteúdo nós reunimos alguns pontos de reflexão sobre esse tema. Confira para saber mais e reflita conosco!

Qual a relação entre organização de tarefas e qualidade de vida no trabalho?

A relação entre organização de tarefas e qualidade de vida no trabalho é bem forte. Quem organiza as demandas do dia sabe muito bem do que estamos falando.

Quando não temos organização, trabalhamos de forma aleatória. Essa aleatoriedade pode nos sobrecarregar de tarefas desnecessárias, ou até mesmo tornar o nosso trabalho monótono e sem propósito.

Assim sendo, se você quer ter mais bem-estar e qualidade de vida no trabalho, comece a considerar a forma como você organiza a sua rotina! Afinal, essa organização impacta das seguintes formas:

1. Mais organização é igual a mais motivação

Se você sabe exatamente o que precisa ser feito, e quando precisa ser feito, as chances de a motivação aparecer são muito maiores. Pois pare e pense: quando temos mil tarefas para fazer e sequer sabemos por onde começar, como poderemos sentir motivação? Exatamente!

Por isso, comece a organizar as suas demandas diárias e veja como isso pode ser mais motivador.

2. A produtividade também é maior

A nossa produtividade muito depende da forma como elencamos as nossas prioridades e tarefas diárias. Se não soubermos organizar o que deve ser feito, acabamos reduzindo a nossa capacidade de sermos produtivos.

É por conta disso que dizemos que a relação entre organização de tarefas e qualidade de vida no trabalho é extremamente forte. Pois nós queremos ser produtivos, certo? E essa produtividade pode gerar sensação de satisfação no trabalho.

3. Sobrecargas diminuem

Ter uma rotina organizada garante que as sobrecargas de atividades diminuam. Quando sabemos o que deve ser feito e em qual momento deve ser feito, acabamos organizando a quantidade de tarefas executadas ao longo do dia.

Em contrapartida, sem essa organização podemos cometer equívocos de cumprir tarefas desnecessárias, duplicando as atividades de um só dia.

4. Sensação de dever cumprido

A sensação de dever cumprido também nos ajuda a ter mais qualidade de vida no trabalho. E essa sensação nasce de uma rotina mais organizada, bem dividida e definida. Faça o teste e veja como isso realmente é importante.

5. Trabalho mais focado em metas e objetivos

O trabalho passa a ser mais focado em metas e objetivos consistentes. Isso significa que a chance de haver um crescimento profissional é muito maior. Você sabe o que precisa ser feito. Sabe como deve ser feito. E tudo isso pode lhe ajudar a desenvolver uma carreira muito mais sólida e alinhada com os seus grandes sonhos e desejos. É algo muito valioso!

Faça esse tipo de análise e veja, por si mesmo, como a organização de tarefas e qualidade de vida no trabalho estão entrelaçadas. Mude a sua forma de atuar e seja mais positivo no trabalho. 🙂