O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciaram a abertura de 290 mil vagas em cursos de educação à distância (EaD).
Essa é a maior oferta de vagas já realizada no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o objetivo de contribuir para a formação de professores e profissionais da educação básica.
O Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma iniciativa do MEC que permite que instituições públicas de ensino superior ofereçam cursos de qualidade na modalidade de educação à distância. O programa tem como objetivo levar educação de qualidade para locais distantes e isolados do país, por meio de parcerias governamentais nas esferas federal, estadual e municipal.
Atualmente, o UAB destina 70% das vagas para a formação inicial e continuada de professores da educação básica, e os outros 30% são voltados para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.
O edital 25/2023, destinado a instituições públicas de ensino superior integrantes do UAB, foi publicado no dia 25 de setembro. Esse edital visa à oferta de 290 mil vagas em cursos de graduação e especialização lato sensu na modalidade EaD.
As turmas dos cursos selecionados serão implementadas em municípios mantenedores dos Polos EaD UAB entre julho de 2024 e dezembro de 2026. A adesão aos cursos e a solicitação de cadastro de novos cursos devem ser feitas entre 21 de setembro e 30 de novembro.
As vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica, mas também abrangem outras áreas. Os cursos propostos pelas instituições devem pertencer a três áreas principais:
O edital traz inovações ao ampliar a parceria entre o MEC e a CAPES para a formação de professores da educação básica em diferentes temáticas. Além da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que já oferta cursos, serão incluídos temas propostos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Essa parceria visa à formação de gestores escolares e à temática de educação ambiental, respectivamente. Com isso, o MEC busca aprimorar a formação dos profissionais da educação, garantindo uma educação de qualidade para todos os estudantes.
As instituições interessadas em participar do processo de adesão aos cursos devem enviar suas propostas por meio do Sistema Integrado da CAPES (Sicapes). O prazo para adesão e solicitação de cadastro de novos cursos é de 21 de setembro a 30 de novembro.
A divulgação final dos cursos selecionados será feita em março, e as ofertas serão confirmadas em maio de 2024. Essa abertura de vagas representa uma oportunidade única para instituições públicas de ensino superior contribuírem com a formação de professores e profissionais da educação em todo o país.
Ademais, a abertura de 290 mil vagas em cursos EaD pelo MEC e CAPES é um marco importante na história do Programa Universidade Aberta do Brasil (CAPES). Essa iniciativa visa atender à demanda por formação de professores e profissionais da educação básica, bem como promover o desenvolvimento econômico e social por meio da educação.
As instituições públicas de ensino superior têm a oportunidade de participar desse processo por meio do envio de suas propostas, contribuindo para a qualidade da educação em todo o país. O investimento na formação dos profissionais da educação é fundamental para garantir uma educação de qualidade e para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Não deixe de acompanhar as próximas etapas desse processo e fique atento às oportunidades de formação oferecidas pelo Programa Universidade Aberta do Brasil. A educação é a base para um futuro melhor, e sua participação é fundamental nesse processo de transformação.