Com o Open Banking você pode decidir com quem compartilhar seus dados pessoais e de comportamento financeiro, seja pessoa física ou jurídica, informa o site do Open Banking Brasil.
Além disso, o cliente também decide quando e com quais prazos deseja compartilhar seus dados, bem como, qual deverá ser a finalidade do compartilhamento.
Assim sendo, o Open Banking assegura a padronização e as regras de segurança do compartilhamento e dos serviços por meio de APIs de instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar.
API (Application Programming Interfaces, em português: Interface de Programação de Aplicações) possibilita a troca de informações entre plataformas respeitando uma série de padrões e protocolos. Conforme informações do Open Banking Brasil, abaixo você pode conferir os principais benefícios desta iniciativa para a sociedade:
Com o Open Banking é você, o cliente, que escolhe como compartilhar os seus dados através do consentimento à instituição detentora dos dados, além de escolher quais dados gostaria de compartilhar.
O compartilhamento de dados só pode ser feito com o seu consentimento. O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central. O Open Banking Brasil reforça que essa autorização está de acordo com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sempre que você desejar, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá compartilhar seus dados com a instituição escolhida.
Além disso, o site reforça que você poderá dar acesso a seus dados sem nenhum custo e a qualquer momento. Bem como, esse compartilhamento acaba por vontade do cliente, a qualquer momento.
O Open Banking é para todos os brasileiros. Sendo assim, no site do Open Banking Brasil o objetivo da ferramenta é reforçado, já que o objetivo é promover a inclusão financeira.
Sendo assim, essa iniciativa, irá proporcionar melhores condições para os clientes, aumentando a competitividade do mercado e a criação de produtos mais customizados.
Além do compartilhamento de dados, será possível a iniciação de pagamento e o encaminhamento de propostas de crédito. O Open Banking terá 4 fases de implementação.
A iniciativa é regulada pelo Banco Central do Brasil, o que garante a simetria de deveres e direitos dos participantes, garante as informações oficiais sobre o sistema financeiro aberto.