O Banco Central informa que o Open Banking, também chamado de sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas.
Sendo assim, o BC informa que o Open Banking trará uma melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros. Já que o Open Banking torna possível que as instituições participantes ofereçam soluções às pessoas, permitindo que controlem melhor suas vidas financeiras.
Conforme informa o BC, as instituições participantes são os bancos, financeiras, cooperativas de crédito, administradoras de consórcios e outras autorizadas pelo Banco Central que podem compartilhar informações próprias e de clientes entre si.
Essas instituições são obrigadas a seguir as determinações do BC, tanto com relação ao Open Banking quanto a temas relacionados, como segurança cibernética e gerenciamento de riscos. Assim sendo, devem obedecer também à legislação vigente, inclusive sobre proteção de dados, ressalta o Banco Central.
Conforme informa o Banco Central, as instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento. No entanto, essa autorização ocorre após as seguintes etapas:
O BC ressalta que essas etapas devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos e devem ser efetuadas com segurança, agilidade, precisão e conveniência, de forma sucessiva e ininterrupta.
Ademais, conforme informa o BC, com o compartilhamento de informações entre bancos e demais instituições participantes vai ficar mais fácil saber quais são os produtos e serviços oferecidos e compará-los.
Por conseguinte, novos modelos de negócio surgirão, com foco em uma experiência segura, ágil e conveniente para o cliente. O BC acredita que isso vai deixar o mercado mais competitivo e ajudar na inclusão e na educação financeira da população.
Além disso, o BC informa que o cliente poderá também compartilhar suas informações pessoais com a instituição que escolher, desde que ela também seja participante do Open Banking.
Com isso, o cliente poderá ter acesso a diversas soluções que serão desenvolvidas por essas instituições participantes, a exemplo de gerenciadores financeiros, que poderão ajudar no planejamento familiar ou empresarial. Certamente o Open Banking facilitará o fluxo financeiro, bem como, elevará a aprovação de crédito de forma rápida e segura.