Economia

Open Banking: entenda o que muda para empresas e clientes

Por que o Open Banking irá modificar o sistema financeiro?

Conforme informações do BC (Banco Central) o Open Banking irá modificar o sistema financeiro, tornando-o mais eficiente, competitivo e mais inclusivo.

Além disso, o BC ressalta que o consumidor será o principal beneficiário dessa transformação. Visto que novos modelos de negócio e serviços financeiros devem levar em consideração o seu perfil, necessidades, objetivos e interesses.

O BC ainda define o Open Banking como uma padronização do processo de compartilhamento de dados e dos serviços financeiros. Sendo assim, o sistema financeiro aberto é uma forma de reconhecer que o consumidor tem o controle e a posse dos seus dados pessoais, bem como, é uma possibilidade de entregar serviços customizados a diferentes perfis de consumidores.

O que muda para os clientes?

De forma sucinta, o BC informa que, para os clientes, o acesso fica mais rápido, pois muitas informações estão facilitadas. Além disso, essa tecnologia aumenta a facilidade de comparação, avaliação, recomendação de produtos. Sendo assim, melhora e amplia a busca de experiência e valor.

O que muda para as empresas?

Conforme informa o BC, para as empresas, o Open Banking amplia a capacidade de processamento das informações. Além disso, permite uma especialização e foco em experiência e valor, além de facilitar a entrada em diferentes mercados e aumenta o desafio ao status quo: competição.

Open Banking pelo mundo

Conforme informa o BC, várias jurisdições estão implementando o Open Banking, por isso, o Open Banking é um movimento global. Confira alguns países que fazem uso dessa experiência:

  • Reino Unido
  • União Europeia
  • Rússia
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Índia
  • Leste Asiático (Coréia do Sul, Japão,
  • Cingapura, Hong Kong e Filipinas)
  • Oriente Médio (Bahrein e Arábia Saudita)
  • África (Quênia e Nigéria)
  • México, entre outros.

O Objetivo da implantação de cada fase:

O objetivo da 1ª fase

Conforme informa o BC, a 1ª fase objetiva o compartilhamento de dados das próprias instituições financeiras (canais de atendimento e serviços bancários tradicionais).

Fase 2 – objetivo

 Já a fase 2 objetiva o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes relacionados a serviços bancários tradicionais (contas, cartão de crédito e operações de crédito).

O que objetiva a fase 3?

O objetivo da 3ª fase, conforme o BC, é o compartilhamento dos serviços de iniciação de transação de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito.

Fase 4

Por fim, a fase 4 tem o objetivo de realizar o compartilhamento de dados de transação e de serviços relacionados a câmbio, credenciamento, seguro, investimento, previdência complementar aberta e conta salário.