O Open Banking é o sistema financeiro aberto do Banco Central do Brasil (BCB). Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o faseamento do sistema teve seu início no ano de 2021.
De acordo com as informações oficiais, o sistema começou com as instituições participantes disponibilizando ao público informações padronizadas sobre os seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários tradicionais que oferecem. Sendo assim, esse é o fluxo da primeira fase.
O fluxo da segunda fase do sistema se refere ao compartilhamento de dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários tradicionais, sendo as contas, crédito e pagamentos.
Já no que diz respeito à terceira fase do sistema, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que ocorre a iniciação de transações de pagamento de Pix por iniciadores de transação de pagamento, com a entrada gradual dos demais arranjos de pagamento.
O compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado, são componentes da quarta fase do sistema, conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial. De acordo com a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB), na fase 4 do Open Banking, os dados sobre outros serviços financeiros passam a fazer parte do escopo do Open Banking.
Assim sendo, a instituição informa que os clientes poderão compartilhar suas informações de operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário, bem como acessar informações sobre as características dos produtos e serviços com essa natureza disponíveis para contratação no mercado.
O Banco Central do Brasil (BCB) define que assim amplia-se ainda mais a possibilidade de surgimento de novas soluções para a oferta e a contração de produtos e serviços financeiros, mais integrados, personalizados e acessíveis, sempre com o consumidor no centro das decisões, visto que esse é um dos objetivos do sistema. Conforme informa a plataforma oficial, a implantação será gradativa, tal como as fases anteriores.
De acordo com as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB). A implantação dos dados de produtos e serviços de seguros, investimentos, câmbio, entre outros, disponibilizados pelas instituições participantes, ocorreu em dezembro de 2021. Para 2022, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que a previsão é que os dados transacionais referentes ao escopo do projeto, mediante prévia autorização do cliente, sejam implementados no mês de maio.