De acordo com o Banco Central do Brasil, o Open Banking, ou sistema financeiro aberto, propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
No entanto, o BC ressalta que, no caso de dados de clientes, é o cliente quem decidirá quando e com quem ele deseja compartilhá-los, seja o cliente pessoa física ou jurídica.
De acordo com informações do Banco Central, a premissa básica do Open Banking é o consentimento e sua lógica de funcionamento é bem simples. Visto que o cliente é dono dos seus dados financeiros e poderá escolher quando e com quais empresas vai compartilhá-los.
O BC ressalta que esse compartilhamento de informações ocorrerá de maneira transparente, sempre mediante autorização prévia, e o próprio usuário vai definir as permissões de acesso por meio dos aplicativos já existentes das instituições financeiras.
Na prática, segundo o BC, o cliente de um banco, por exemplo, poderá cotar taxas em outro banco sem, necessariamente, abrir uma nova conta. Por isso, o Open Banking é uma inovação que pode ser bastante viável para o cliente. Uma vez que o sistema financeiro aberto estimula ofertas personalizadas por parte das instituições financeiras.
Conforme informa o Banco Central, o processo será bem parecido com o da portabilidade de crédito e funcionará da seguinte forma:
O cliente do banco A faz a solicitação de cotação por meio do app ou internet banking do banco B. Por conseguinte, o banco B aciona o banco A para ter acesso às informações financeiras do cliente.
Ainda de acordo com o exemplo do BC, o banco A pede autorização do cliente para compartilhar seus dados com o banco B e, quando há o consentimento, envia os dados. Por fim, o banco B consegue fazer uma cotação de forma mais rápida e customizada a partir do histórico do cliente que teve acesso.
Sendo assim, há uma série de possibilidades em relação ao uso de produtos e serviços que vão surgir a partir da implementação do Open Banking; mas a experiência do cliente certamente será um dos pontos centrais. Portanto, é um sistema inovador que pode otimizar os fluxos de crédito e movimentar a economia nacional.