Hoje aprenderemos um pouco sobre como usar “onde” ou “aonde”. Aliás, essas duas palavras costumam confundir muitas pessoas, devido à semelhança de sonoridade. Além disso, o seu significado também é confuso, uma vez que ambas se referem a ideia de lugar ou localização.
Portanto, é muito importante saber que apesar de serem parecidas, elas possuem significados diferentes. Então, é bom lembrar que o seu uso não deve ocorrer de maneira indiferenciada.
A maioria das provas de concursos, por exemplo, exigem a disciplina de língua portuguesa. Por isso, é essencial saber as regras e colocações das palavras para não errar e garantir um bom resultado para obter a aprovação.
Portanto, se você quer saber mais detalhes sobre como usar onde ou aonde, não pode deixar de nos acompanhar até o final. Aqui você confere o que cada uma significa e quando usá-las corretamente.
É muito comum ficarmos em dúvidas sobre como ou quando usar certas palavras. Afinal, a Língua Portuguesa é muito complexa e cheia de regras que acabam nos confundindo na hora de usá-las corretamente.
Sendo assim, uma das grandes preocupações entre alunos de todo o Brasil é saber usar de maneira correta as palavras. Por exemplo, o “onde ou aonde”. A confusão é comum pelo significado, pois, de ambas indicam lugar. No entanto, cada uma delas possui uma aplicação adequada.
É fundamental se atentar para o fato de que usar “onde” indica permanência, ou seja, sem a presença de movimento. Além disso, essa palavra tem outro uso: ser o pronome relativo que liga um termo a outro.
Nesse caso o termo onde pode ser substituído por “no qual” ou “em que” confira alguns exemplos:
No lugar onde moro faz muito frio. / No lugar em que moro faz muito frio.
Agora que já conferimos quando usar o termo “onde”, então, aprenda sobre como usar corretamente a palavra “aonde”.
A principal diferença entre as duas palavras é que diferente de onde que indica permanência, aonde dá a ideia de movimento. Ou seja, os dois indicam lugar, mas, com diferentes funções.
Desse modo, podemos dizer que o uso do “aonde” é ideal quando indicar movimento.
Outra diferença que pode ser facilmente percebida é a junção da preposição “a” com a palavra “onde”. Todavia, tome cuidado com esse termo, e nunca se esqueça que “a onde” separado não existe.
Por fim, ver exemplos é sempre uma boa forma de absorver melhor o conteúdo. Por isso, confira agora algumas frases com o uso do termo “aonde” para entender melhor:
O lugar aonde ele foi era muito bonito. / Você sabe me dizer aonde está meu irmão?
Você já aprendeu quando usar as palavras onde e aonde de maneira bem esclarecida e com exemplos simples. Então, entenda agora quando não pode usar esses termos para garantir um melhor desempenho em seus textos e provas.
Como já dissemos anteriormente, o uso de ambos são indicações para dar referência a lugares físicos. Porém, é muito comum as pessoas usarem essas palavras para relatar tempos passados, por exemplo:
“Depois de passar horas procurando, foi onde lembrei que o celular estava com você.”
Nesta frase o uso da palavra onde está totalmente errado. Pois, a referência é temporal e não um local físico. Dessa forma, o correto é usar um advérbio que expressa tempo. Sendo assim, a frase correta seria:
“Depois de passar horas procurando, foi quando lembrei que o celular estava com você.”
Os erros gramaticais são muito comuns em provas de concurso. Afinal são tantas disciplinas, exigências e regras para estudar, que fica difícil lembrar de todo o conteúdo adquirido.
Por isso, aprender quando usar onde e aonde já é um bom começo para quem vai prestar um concurso, por exemplo. Pois, na redação é cobrada a norma culta da Língua Portuguesa.
Por isso entenda que: onde é usado para se referir a lugares e os verbos precisam indicar permanência. Enquanto, aonde também é usado para dar referência a lugares, todavia, os verbos precisam indicar movimento.
Por fim, podemos dizer que quando você entende a diferença entre os dois fica mais fácil formular as frases corretas.