Certamente você já deve ter ouvido falar em onboarding, não é mesmo? Nas empresas, esse tipo de expressão costuma ser usada com uma certa frequência. Porém, você sabe do que se trata? Quer entender um pouco mais sobre esse conceito? Então acompanhe este texto e saiba mais.
O onboarding pode ser entendido como um processo de integração dos novos funcionários que é feito na empresa. Basicamente, o líder pode incluir o novo colaborador por meio de apresentações, reuniões, etc. Além disso, o líder irá instruir esse novo funcionário, para que ele saiba mais sobre o funcionamento da empresa, a cultura, os objetivos, valores, etc.
A importância do onboarding está associada ao fato de que essa prática proporciona uma integração mais qualificada do novo colaborador. Por meio da aprendizagem oferecida no onboarding, o colaborador terá a chance de se habituar às regras da empresa, de maneira gradativa e natural, o que pode provocar um início de carreira muito mais tranquilo e interessante.
Além disso, todo esse processo, quando bem feito, também pode contribuir para uma interação mais adequada entre os colaboradores antigos e o novo funcionário. Portanto, é um processo que inclui, instrui e auxilia.
Os benefícios são diversos, mas separamos alguns deles para que você já possa conhecê-los e começar, a partir de hoje, a montar o seu plano de onboarding para instruir os seus novos colaboradores. Veja a seguir:
A integração do time é uma das peças-chave desse processo. Ao apresentar o novo colaborador para toda a equipe e permitir que aconteça uma interação entre todos, de maneira natural e sem forçar a barra, a equipe tendencialmente poderá acolher melhor o novo funcionário.
Da mesma forma, ele poderá se sentir mais à vontade em meio às outras pessoas.
Ao apresentar ao colaborador todas as regras e dinâmicas da empresa, logo nos primeiros dias de trabalho, a comunicação tende a ser mais clara e assertiva desde o começo. Assim, diversos contratempos e retrabalhos podem ser evitados, uma vez que o novo funcionário já estará a par da maior parte das dinâmicas da empresa.
O clima organizacional também pode ser impactado positivamente. Isso porque o novo funcionário não se sentirá “perdido” dentro do novo ambiente, mas sim, terá uma aprendizagem clara e os subsídios para se adaptar ao espaço. Da mesma forma, todo o grupo pode se sentir mais “encaixado” na dinâmica com uma nova pessoa.
O bem-estar e o conforto do novo colaborador também podem ser estimulados por meio do onboarding. Afinal, ele poderá aprender um pouco mais sobre a empresa, estará mais inteirado com as outras pessoas, entenderá melhor as suas obrigações, etc. Isso gera mais autoconfiança e pode ocasionar uma sensação de pertencimento maior, que o deixe mais à vontade desde o começo.
Viu só como esse processo pode ser muito interessante na empresa? Invista nessa possibilidade!