A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com o período de inscrição aberto. De acordo com o regulamento, as escolas podem inscrever os alunos na 25ª edição da OBA até o dia 1º de maio. Podem participar alunos de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio.
Além dos estudantes que estão matriculados em todo território nacional, podem participar também alunos que estudam no exterior. Conforme o regulamento, as inscrições devem ser feitas no site da OBA.
No entanto, somente as escolas podem realizar as inscrições dos alunos. Caso a escola do aluno interessado não esteja cadastrada para participar da 25ª edição da OBA, o estudante pode recorrer a outra escola da sua região.
É necessário que a escola permita a realização da prova, informou o coordenador nacional da OBA, João Batista Garcia Canalle, astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Neste ano, a competição será presencial e contará com apenas uma fase. A fase única está prevista para o dia 20 de maio e consiste na aplicação de uma prova composta por dez perguntas (7 de astronomia e 3 de astronáutica).
De acordo com o regulamento, as provas são dispostas em quatro níveis, sendo os três primeiros para os alunos do ensino fundamental e o quarto para os estudantes do ensino médio. A premiação, que conta com a distribuição de medalhas, é feita de acordo com a pontuação obtida por cada nível.
Realizada anualmente, a OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo da OBA é “promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa”.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Inep antecipa em dois dias o resultado das provas do Enem 2021; saiba mais.