O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, recebeu doze obras de arte que pertenciam ao doleiro Dario Messer, condenado no âmbito da Operação Lava Jato.
O acervo doado está estimado em 10 milhões de reais. A informação foi divulgada pela assessoria do Ministério Público Federal, na última quarta-feira (8).
O museu irá receber 10 obras do artista Di Cavalcanti, uma de Djanira e uma de Emeric Marcier. Todas essas obras de arte foram transferidas para o patrimônio da União.
Todavia, o transporte das obras de arte para o Museu Nacional de Belas Artes só acontecerá depois que o processo de contratação de transporte e seguro for finalizado.
Para se ter uma ideia do potencial do acervo, apenas a obra Três Figuras Femininas, do pintor Di Cavalcanti, tem o valor estimado em 3 milhões de reais.
O Ministério Público Federal acertou a transferência do acervo após sua proposta ser aceita pela Justiça, no âmbito do acordo de colaboração firmado pela esposa de Daniel, Rosane Messer.
Para administração do Museu Nacional de Belas Artes, a incorporação das obras terá uma grande importância para a democratização e o acesso público ao bem cultural.
O museu irá receber as seguintes obras:
E então, gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial 2021: Veja todas as datas de pagamento da prorrogação.