Conforme informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), a Resolução Conama n° 20, de 7 de dezembro de 1997, traz observações relevantes sobre os equipamentos de limpeza que geram ruídos no seu funcionamento.
Colaborar com as medidas de redução de consumo e uso racional da água, cujo(s) encarregado(s)deve(m) atuar como facilitador(es) das mudanças de comportamento dos empregados sob sua responsabilidade.
Identificar pontos de uso/ hábitos e vícios de desperdício de água, observando:
Realizar programa interno de treinamento de seus empregados, no início do contrato e a cada 6 (seis) meses de execução contratual, para redução de consumo de energia elétrica, de consumo de água e redução de produção de resíduos sólidos, observadas as normas ambientais vigentes, adotando boas práticas de otimização de recurso, de utilização de produtos não-poluentes e de redução de desperdícios, tais como:
Repassar a seus empregados todas as orientações referentes à redução do consumo de energia fornecidas pela Contratante e desenvolver junto a seus empregados programas de racionalização do uso de energia.
Outra ação desenvolvida, neste eixo temático, foi o redimensionamento das áreas e das necessidades dos serviços, dos materiais e dos recursos humanos empregados, pautando-se por critérios de sustentabilidade ambiental, informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
O dimensionamento das áreas foi cumprido na fase de elaboração dos estudos preliminares do novo procedimento administrativo para contratar uma prestadora de serviços de asseio, conservação e limpeza. Assim sendo, foi inserida no escopo da aquisição, a utilização de maquinário de alto desempenho tecnológico para a execução dos serviços, com foco na economia de recursos humanos, naturais e energéticos.