Hoje vamos te fazer pensar bastante para passar no teste dos veleiros. Esse desafio consiste em descobrir o que aconteceu em uma corrida esportiva, onde um chegou depois de outro. Mas calma, essa não é uma pergunta tão simples de responder.
Dito isso, preste atenção nas informações abaixo. Veja se você consegue descobrir o truque por trás do teste das veleiros e entender o que aconteceu nessa corrida.
Então vamos lá! Dois veleiros estão disputando uma corrida esportiva. Eles devem viajar 24 quilômetros no menor tempo possível em um percurso de ida e volta:
Foto: divulgação
O primeiro dos dois veleiros fez todo o percurso na mesma velocidade de 20 quilômetros por hora. Já o segundo realizou a sua ida a 16 quilômetros por hora e a volta a 24 quilômetros por hora. E aqui as coisas começam a ficar interessantes.
Quem venceu a corrida foi o primeiro veleiro. No entanto, o segundo foi lado a lado com ele e exatamente no mesmo espaço e direção. E devido a sua distribuição de velocidade, deveria ter chegado ao mesmo tempo que o seu adversário.
Agora a pergunta que fica é a seguinte: levando em consideração todos esses aspectos, porque será que ele chegou depois?
Bom, esse é um exercício de lógica que se você conseguir descobrir o truque por trás dele pode resolve-lo rapidinho. Mas se ainda não conseguiu decifrar esse enigma do teste dos veleiros, abaixo vamos te dar a resposta.
O que acontece é o seguinte: o primeiro veleiro usou a mesma velocidade em todo o trajeto. E isso fez com que conseguisse não oscilar com relação ao tempo gasto para cumprir o desafio. Já com o segundo veleiro, a história foi diferente.
Nos primeiros 24 quilômetros, sua velocidade de 16 quilômetros por hora fez com que ele ficasse navegando dois terços de hora nessa velocidade. Já na volta, os 24 quilômetros por hora lhe fizeram ficar uma hora nessa velocidade.
Pois bem, seguindo essa lógica ele passou mais tempo navegando a uma velocidade menor, o que deu vantagem ao seu adversário. E aí no final da corrida, o veleiro que ficou com a melhor estratégia foi o que venceu. Bacana, não é?
Então não deixe de fazer esse desafio para elas. O grande barato desse exercício é fazer com que percebam a lógica por trás dele. Afinal de contas, interpretar a velocidade de cada um dentro do intervalo de horas é a chave para passar no teste.
Por isso compartilhe com amigos e família o teste dos veleiros. Esse é um ótimo treino para o cérebro de todos. Ele ajuda a exercitar as capacidades de raciocínio lógico e interpretação de informações. E claro, nem precisamos dizer o quanto isso é benéfico para as pessoas, não é?