Depois de alguns meses de espera, o governo federal deverá retomar dentro de exatamente uma semana os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Esse é o programa que deve atender pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do Brasil a partir do próximo dia 19.
Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional possui um sistema próprio de definição de pagamento. Por esse sistema, os valores mudam a depender do atual contexto social. Por isso, é natural que todos os meses existam dúvidas sobre o patamar que será definido.
Para esse mês de agosto, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome ainda não divulgou o valor que será pago dentro do sistema do Auxílio-gás nacional. Só o que se sabe é que a ideia é seguir o mesmo sistema de definição.
E de que sistema estamos falando? Por lei, o Auxílio-gás nacional deve pagar sempre o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Quem define esse patamar é a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).
Em junho, quando o Auxílio-gás nacional realizou seu pagamento mais recente, todos os mais de 5 milhões de usuários receberam R$ 102. Esse foi o patamar equivalente ao preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses.
Embora o governo ainda não tenha definido o valor que será pago em agosto, é natural imaginar que o saldo deverá girar em torno dos R$ 100, assim como acontece desde o ano passado.
É importante notar que, independente do valor que será definido, o saldo será o mesmo para todos os mais de 5 milhões de usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional.
Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, esse benefício não faz distinção em relação ao número de integrantes que fazem parte de uma mesma casa. Assim, independente de qualquer situação, todos os usuários recebem o mesmo valor.
As regras de entrada do Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício social nesse mês de agosto, o cidadão vai precisar ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal.
Além disso, ele também vai precisar ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, e residir com a menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estejam sobre medidas protetivas da Justiça têm prioridade no processo de seleção. Os usuários do Bolsa Família, aliás, também têm essa mesma prioridade.
Como dito, o Auxílio-gás nacional começa a ser pago no próximo dia 19. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu NIS. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto, de acordo com as informações do ministério Desenvolvimento Social.