O concurso do Inmetro ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é uma excelente oportunidade para quem espera ser admitido em um concurso federal.
Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou que a principal função do certame, além de recompor o quadro de servidores, será atuar de forma direta na fiscalização dos produtos.
É importante destacar também que a pasta tem o aval para abrir um edital no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
O edital do Inmetro foi autorizado juntamente com outros órgãos no dia 16 de junho, sexta-feira. A ministra Esther Dweck anunciou nomes, assim como vagas e cargos, sendo a maioria voltados para nível superior.Os esclarecimentos foram publicados em edição extra do Diário Oficial.
O novo concurso INMETRO autorizado terá vagas divididas nos seguintes cargos de nível superior:
Depois do aval concedido, existem algumas fases até a liberação do edital. Antes de mais nada, é preciso que seja escolhida uma comissão organizadora. Este grupo vai escolher a banca. A empresa escolhida será responsável por receber as inscrições e cuidar das etapas do certame.
Vale lembrar que, de acordo com o documento, a abertura do concurso público deve ocorrer no prazo de até seis meses da autorização, ou seja, até dezembro de 2023.
A prova deve acontecer no prazo de dois meses depois da liberação do edital.
O último concurso aconteceu em 2014. Na ocasião, foram publicados três editais e disponibilizadas 80 vagas. A Idecan foi a banca organizadora. A empresa foi responsável por receber as inscrições e viabilizar as etapas do certame.
Para níveis médio e técnico, foram oferecidas 28 vagas para assistente, em diversas áreas. As outras 52 oportunidades foram de nível superior, sendo 11 de pesquisador, 39 de analista e duas de especialista (doutorado).
O anúncio se deu durante entrevista coletiva, na qual destacou o quantitativo de oportunidades e ministérios. Ao todo, foram autorizadas, 4.436 vagas divididas em 20 órgãos.
No que se refere aos editais de órgãos ambientais como ICMBio, terão convocação de excedentes. É importante pontuar que os novos certames serão para nível superior.
É válido destacar que os editais que forem autorizados ainda em junho serão liberados ainda este ano. Os que não forem listados nos dias subsequentes, ficarão para 2024.