De acordo com o Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais buscados na internet, a pesquisa “cookies o que é” atingiu seu ápice dos últimos três anos entre agosto e setembro de 2020 no Brasil. O período coincide justamente com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 19 de agosto do ano passado.
O aumento do interesse dos brasileiros no assunto é interessante, mas é necessário entender o que está em jogo. Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI e CEO da itl.tech, revendedora de soluções da Dell Technologies, pontua que os cookies estão entre os principais arquivos digitais que permeiam a relação de alguém com a internet.
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Segundo ela, os cookies são protocolos de comunicação muito comuns que fazem parte da experiência das pessoas não só no computador, mas também no acesso à internet através dos celulares, tablets e outros devices. “Por isso, é essencial entender que apesar da comodidade que eles entregam, também há riscos envolvidos no processo”, alega.
Sylvia explica que os cookies são um pacote de dados que se originou ainda na década de 90. A ideia do desenvolvimento do protocolo era garantir uma comunicação entre os sites e o usuário final. Pensado como uma solução para o e-commerce, o conceito evoluiu e se tornou presente em todos os tipos de páginas na internet.
Os cookies são espécies de arquivos residuais que o usuário deixa quando visita um site. Eles servem para personalizar a experiência do usuário e identificar a pessoa que está acessando o conteúdo. A partir dos cookies, as páginas têm uma ideia de quem é a pessoa que está acessando e consegue oferecer conteúdos relacionados a coisas que ela gosta.
A especialista pontua que existem vários tipos de cookies, mas que de maneira geral eles servem para o mesmo propósito de simplificar a navegação na internet. Os pequenos arquivos são enviados para os browsers que as pessoas usam. Ou seja, eles ficam armazenados no Google Chrome, Firefox, Opera, Safari, Internet Explorer ou outro software.
Por causa disso, grande parte da interação com os cookies pode ser feita nas abas de configurações dos navegadores. Por lá, é possível saber quais sites armazenaram os cookies e apagar os cookies salvos em determinado período.
Os cookies podem armazenar centenas de informações de um usuário. Como as páginas têm informações e funções diferentes, cada uma opta por armazenar informações que lhe sirvam de alguma forma. Sylvia diz que essa uma forma de personalizar a experiência do usuário ou vender um produto ou serviço de forma mais direcionada. Confira, abaixo, detalhes que eles armazenam e exemplos de que modo as informações podem ser utilizadas pelos sites: