Dentro da gestão da sua empresa, precisa atuar com várias situações ao mesmo tempo. Entretanto, não pode abrir mão de acompanhar os resultados das equipes, das vendas ou dos acompanhamentos dos projetos.
Mas como acompanhar os resultados do que já está em andamento, e ainda atuar efetivamente nas questões de rotina?
Exatamente neste conceito é que entram o KPI e Dashboard. KPI (Key Perfomance Indicador).
KPIs são métricas de gestão que trazem com precisão os resultados do ambiente corporativo.
O objetivo dos KPIs é entregar resultados, ainda que parciais, mas ajudarem os gestores a definir estratégias e tomar as decisões pertinentes.
A empresa ganha competitividade e aumenta seu nível de qualidade, uma vez que partindo dos resultados informados pelos KPIs poderá ter uma noção exata dos processos que são menos produtivos dentro de uma cadeia de serviços.
Para definir os KPIs da sua empresa existe uma metodologia definida:
Os KPIs precisam ser SMART (specific, measurable, attainable, relevant e time-bound).
Ou seja, defina os seus objetivos de indicadores, partindo desse princípio: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.
Dashboards são modelos de painéis que mostram as métricas geradas pelos KPIs. São importantes na visualização das metas traçadas. Assim sendo, são utilizados principalmente nas operações das empresas e em reuniões.
No entanto, os dashboards podem trazer resultados operacionais, táticos e estratégicos, de acordo com a sua necessidade e configuração.
Atualmente, muitos softwares que oferecem sistemas integrados já estão trazendo esses indicadores agregados à ferramenta, tanto os KPIs, quanto os dashboards.
Procure essa melhoria quando adquirir um sistema de gestão, uma vez que pode ser uma ferramenta muito útil no que tange aos seus planejamentos estratégicos.
Atuar com a gestão de indicadores de desempenhos é um dos caminhos para seu sucesso.