Você já parou para pensar sobre o que “rouba” a produtividade dos liderados? Já analisou como é o ambiente de trabalho da sua empresa e se ele realmente entrega tudo o que os seus colaboradores precisam?
Se ainda não fez a análise, talvez este seja um bom momento. E para dar um suporte a mais para a sua análise, veja os nossos apontamentos sobre o que que “rouba” a produtividade dos liderados. Acompanhe e saiba mais!
São diversos os fatores que podemos listar para o que “rouba” a produtividade dos liderados. Alguns são mais frequentes nas empresas, enquanto outros podem ser mais específicos. Acompanhe:
Quando um líder é ineficiente, a equipe tende a se sentir um pouco perdida. Além disso, pode-se nascer concepções e formas de trabalhar totalmente distintas, tirando a harmonia do grupo e formando gaps no meio da rotina de trabalho.
A liderança ineficiente também pode roubar a motivação das pessoas, provocando, inclusive, o turnover.
A falta de comunicação, ou então, a falha na comunicação pode resultar no temido retrabalho. E isso é o que mais “rouba” a produtividade dos liderados. Por isso, é preciso criar um canal de comunicação eficiente, além de saber usar a linguagem certa para cada grupo de trabalho.
A sobrecarga de tarefas pode minar a produtividade de qualquer pessoa. Isso porque ela poderá viver a exaustão física e mental, perdendo produtividade e diminuindo os seus resultados no trabalho.
Fazer o mesmo trabalho, constantemente, também pode roubar a produtividade. Afinal, quem é que consegue manter a energia mental em dia se age como se fosse um verdadeiro robô?
Não ter perspectivas de futuro e sentir que sempre se estará no mesmo lugar também pode resultar em uma baixa produtividade. Isso ocorre devido à falta de motivação que surge ao perceber que o cenário no trabalho sempre será o mesmo, para sempre.
Às vezes, o que “rouba” a produtividade dos liderados, na verdade, é a falta de conhecimento.
Isto é, o colaborador pode até estar tentando construir bons resultados, além de ser focado e esforçado. Porém, a falta de treinamento e desenvolvimento faz com que ele perca muito tempo tendo que aprender a lidar com algumas coisas difíceis. E isso pode fazer com que o dia se torne mais “curto” para a execução de outras tarefas.
Por fim, os problemas interpessoais dentro da empresa também podem ser responsáveis pela causa da baixa produtividade.
Se isso estiver acontecendo, o líder deverá ficar atento às causas do problema para, dessa forma, viabilizar um ambiente mais harmônico e benéfico para todos.
Fique atento a isso e ajude seus liderados a construírem boas relações.
–
Agora que você já sabe o que “rouba” a produtividade dos liderados, fique atento aos sinais e comece a criar uma atmosfera mais motivadora para todos. Bom trabalho!