Notícias

O que fazer quando estiver com a CNH vencida

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento utilizado para declarar a aptidão de uma pessoa para dirigir veículos terrestres em nosso país. De acordo com a lei, é preciso atualizar o documento em um certo momento, de forma a comprovar a sua capacidade de conduzir o veículo.

Quem possui uma CNH vencida, ou a tempo de expirar, deve renovar o documento rapidamente, para que possa continuar dirigindo pelo país. De fato, muitas pessoas deixaram de atualizar o registro por conta da crise da epidemia da covid-19. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) fez um alerta aos motoristas.

De acordo com o Detran-AM, os condutores com sua CNH vencida em novembro devem buscar atualizá-las o mais rápido possível. O departamento informou que o prazo para iniciar o processo termina nesta quarta-feira (30/11), e que no estado do Amazonas, existem 11 mil pessoas que ainda não fizeram o procedimento.

O Detran-AM informou da dificuldade apresentada para a renovação de seu documento, devido a pandemia. Ademais, no mês de dezembro de 2021, cerca de 12 mil pessoas estavam com suas carteiras vencidas. Desta maneira, quem não renovou sua CNH até agora deve iniciar o processo de atualização rapidamente.

Como renovar a CNH no Amazonas

A princípio, o condutor que estiver com sua carteira vencida deve procurar o Detran-AM rapidamente. Pode-se iniciar o processo no site do departamento na área de habilitação. Todavia, depois do início, deve-se fazer o agendamento pela internet, e a coleta biométrica, em uma agência de atendimento.

Siga os passos abaixo para renovar sua CNH:

  • Entre no site do Detran-AM e agende o serviço de renovação.
  • Vá ao posto de atendimento e emita o protocolo com os documentos em mãos.
  • Pague as taxas do Detran e de seu atendimento médico nas instituições financeiras credenciadas..
  • Faça a coleta de fotos e digitais no posto de atendimento do Detran-AM.
  • Realize o exame médico oftalmológico.
  • Agende o recebimento da CNH no canal de atendimento eletrônico.

Os documentos necessários para atualizar a CNH são o original e cópia de um documento de identificação, com foto, como RG, CNH, Passaporte, CTPS, e carteira de conselhos. Aliás, também é necessário o comprovante de residência atualizado, como conta de energia, de telefone fixo, carnê de IPTU, etc.

É preciso observar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), dirigir um veículo com sua carteira de habilitação vencida, constitui uma infração gravíssima com uma multa que pode chegar a até R$293,47. Portanto, deve-se verificar o documento e buscar por sua atualização o mais rápido possível.

Novas regras para a renovação da CNH em 2023

O Governo Federal instituiu em 2022 um novo modelo de CNH. São várias as mudanças no processo de renovação do documento e da validade do mesmo. Como as regras mudaram, é preciso que o motorista fique atento para atualizar a carteira sem maiores problemas e ter em mãos sua CNH rapidamente.

Algumas das mudanças na carteira de habilitação são visuais. A nova CNH possui uma tabela com veículos e o tipo de categoria que o motorista está habilitado a dirigir. No documento também há uma tradução para o inglês e o espanhol, de acordo com as normas internacionais estabelecidas.

Através destas alterações o governo federal espera que a nova CNH seja aceita em outros países. Ela possui um código “Zona Legível por Máquina” que permite o embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos internacionais. Vale ressaltar que ela não substitui o passaporte ou outros documentos de identificação.

Renovar a CNH em outros estados

Para retirar ou atualizar o documento em outros estados é preciso passar pelo processo de formação nas auto escolas. Em seguida é necessário iniciar o processo nos órgãos estaduais de trânsito, e participar de todas as etapas requeridas, como o exame médico e as provas de capacitação.

Deve-se ter em mente que é preciso pagar as taxas do Departamento Estadual de Trânsito e das Auto Escolas escolhidas. Em suma, a primeira CNH será provisória, tendo um prazo de um ano e tendo a letra P impressa no documento. Após a atualização ela virá com a letra D, com um outro prazo de validade determinado no documento.