Está tentando emagrecer, mas tem dificuldades para diminuir o apetite no decorrer do dia? Parece que a fome insiste em aparecer, mesmo quando você tenta manter-se longe dos alimentos gordurosos ou açucarados?
Primeiramente, saiba que você não está sozinho nessa jornada. Realmente, às vezes o apetite pode ser tanto que o processo de emagrecimento tende a ser muito difícil. Porém, isso não precisa ser sempre dessa forma. Afinal, mudar algumas ações na rotina pode ajudar a reduzir a fome e o apetite exagerado. Veja algumas dicas a seguir.
Antes de qualquer coisa, queremos deixar claro que é muito importante que você sempre converse com o seu nutricionista sobre as mudanças que deseja implementar na sua alimentação. Embora as dicas abaixo sejam realmente interessantes, algumas pessoas podem ter restrições alimentares que merecem atenção.
Por isso, este texto é apenas informativo, mas não substitui o acompanhamento profissional, ok?
Esclarecido esse ponto, vejamos, a seguir, algumas ações que ajudam a reduzir o apetite no dia a dia:
Jamais pule as refeições – só se houver, realmente, um imprevisto que provoque isso. Algumas pessoas ainda acreditam que passar fome é o melhor caminho para emagrecer, mas não é bem assim. Afinal, é bem possível que você acabe consumindo muito mais depois de passar horas com fome. Consequentemente, há um efeito rebote.
Além disso, é possível que o organismo também desacelere o metabolismo, para preservar energia. E não é isso que você deseja, certo?
As fibras presentes em frutas, verduras e legumes ajudam a diminuir o apetite porque demoram mais tempo para serem digeridas pelo organismo. Isso quer dizer que elas permanecem mais tempo no nosso intestino, aumentando a sensação de saciedade e nos ajudando a reduzir o consumo de alimentos fora de hora.
Beber mais água ao longo do dia é outra ideia bacana que pode ajudar a diminuir o apetite. Quando bebemos bastante água, o nosso organismo fica com as suas funções mais organizadas. Além disso, a desidratação também pode emanar sinais semelhantes ao de fome, fazendo com que você acabe comendo mais.
Dormir bem é fundamental para a nossa saúde como um todo. Quando pensamos no emagrecimento, não é diferente. O sono ajuda a organizar os nossos hormônios, sendo que alguns deles são responsáveis pela nossa fome, por exemplo. Outro fator importante é que dormir bem nos permite ter mais energia, e dormir mal exige mais alimentos para manter o corpo ativo.
Portanto, estabelecer uma rotina de sono equilibrada é uma das formas de diminuir o apetite.
Evitar o consumo de doces é muito importante, pois eles aumentam a liberação de insulina de forma abrupta e, pouco depois, são os responsáveis pela queda brusca desse mesmo hormônio, resultando em mais fome. Por isso, comer doce, além de ser calórico, faz com que o corpo absorva-o rapidamente, fazendo com que a fome surja logo em seguida.
Fique de olho nisso!