Corroborando as explanações sobre Marketing que estamos fazendo, vamos explanar sobre definição de estratégias de marketing.
Não fizemos esses artigos em formato de série, uma vez que podem ser consultados de forma separada. Embora sejam inter-relacionados e complementares.
Mas caso deseje conferir os artigos anteriores, basta clicar nos assuntos abaixo:
Atração do cliente por meio do Marketing Digital
O que é uma estratégia de marketing?
Eu preciso vender, vender, vender!
A importância de uma estratégia de marketing
O que analisar para agregar valor?
Pense sobre a persona para quem o produto ou serviço foi criada. Está atingindo o público certo? As informações que conseguiu são suficientes para determinar a persona? Cabe mais ações junto ao público-alvo para criar um relacionamento com a persona?
O mercado no qual está inserido nesse momento está estável? As tendências são positivas? É um mercado que está em crescimento?
Esse ponto é suma importância no que tange ao futuro de seu negócio. Deve avaliar as tendências do seu nicho, produto ou serviço, assim como a tendência de manutenção da persona.
Mensure resultados quanto as ações, precisa de dados tangíveis para alcançar seus objetivos junto ao cliente. Assim também terá dados para basear outros planejamentos.
As ações de marketing precisam de um propósito. Além disso, antes de executar uma ação precisa ter clareza quanto aos resultados, o que deseja com isso?
São inúmeras possibilidades, e dentro de cada ação deve haver um objetivo. Ou seja, as ações de marketing são funcionam de maneira estratégica quando são direcionadas.