A prova objetiva do concurso TCE ES aconteceu no último domingo, dia 12 de fevereiro. E a pergunta que fica é: o que estudar agora?
Então, se você já fez as provas, pode estar um pouco perdido a respeito do que fazer agora. Isto é, se aguarda os resultados ou se já engatou em novas empreitadas, de qualquer forma, não deixe de ler até o final.
Afinal, separamos diversas dicas para ajudar você que fez o concurso e deseja saber que caminho tomar agora. Ficou interessado? Sendo assim, acompanhe a leitura até o final e saiba mais.
A prova objetiva do concurso do TCE do Espírito Santo foi aplicada para mais de 3 mil candidatos que concorreram às 20 vagas imediatas para o cargo de Auditor de Controle Externo. A propósito, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a banca organizadora.
Com tamanha concorrência, os candidatos precisaram estudar muito a respeito do conteúdo programático para obter uma boa colocação.
A grande concorrência pode ser atribuída, em grande parte, à possibilidade de crescimento dentro da organização. Além, é claro, das excelentes remunerações oferecidas.
Se você prestou o concurso para o TCE do Espírito Santo, agora pode ser um momento de dúvidas a respeito do que fazer em seguida.
Após um bom tempo de estudos e muita dedicação, depois da aplicação da prova é comum que os candidatos fiquem um pouco perdidos a respeito dos próximos passos.
Nesse primeiro momento, uma boa opção é avaliar os gabaritos preliminares que foram divulgados no dia 14 de fevereiro. Assim, você pode conferir se sua prova é passível de recurso.
Caso encontre alguma divergência, é possível montar um requerimento e entrar com um recurso, para que ocorra a revisão do resultado.
Contudo, caso isso não se aplique a seu caso, outra opção é aproveitar os estudos para outros processos seletivos. Afinal, é possível que outros editais abertos tenham conteúdo programático similar ao do TCE ES, o que pode ser um grande adiantamento para você. Assim, veja algumas opções a seguir!
Migrar para editais na área do Legislativo pode ser uma boa opção para você que se preparou e fez as provas do concurso TCE ES.
Afinal, as provas podem conter materiais e conteúdo bastante similares. Atualmente, a Câmara Municipal de Nilópolis e a Câmara Municipal de Araras estão com editais abertos. Com isso, podem ser boas alternativas para você.
Já se tem a possibilidade de se mudar para outro estado, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina também pode ser uma boa opção. Pois, a banca organizadora também é a FGV, o que pode facilitar sua vida na hora de se preparar para as provas.
Outra área com uma maior correlação com o edital do concurso TCE ES é a área de controle.
Atualmente, a Controladoria Geral do Distrito Federal está com edital publicado. As inscrições estão abertas e as provas devem ocorrer somente em 16 ou 23 de abril, dando uma boa janela para que você se prepare. Além disso, a remuneração dos dois cargos é equivalente.
Apesar de se tratar de um concurso com banca diferente, já que é a Cebraspe a responsável pelo concurso CGDF, a quantidade de vagas é bastante expressiva, o que aumenta suas chances.
Por fim, você também pode começar a sua rotina de estudos para participar de outros concursos na área fiscal. Aliás, que também tem preparação bastante similar ao concurso TCE ES.
Na verdade, há várias possibilidades nessa época do ano. Pois, há diversos editais abertos em quase todas as regiões do país. Por exemplo, em Fazenda Rio Grande, no Paraná ou em Caruaru, em Pernambuco.
Contudo, é importante ressaltar que a localização é um pouco mais distante, nesse caso, para você que mora no estado do Espírito Santo. Além disso, a remuneração dessa área costuma ser bastante inferior às oferecidas em outras áreas.
Porém, se você está em busca de uma oportunidade nova com boas chances de classificação, os concursos na área fiscal são uma alternativa bastante viável.
Faça pesquisas a respeito dessas áreas. Assim, encontre editais abertos próximos à você, confira os prazos e pondere se vale a pena a tentativa. Com tantas oportunidades e uma boa preparação, você deve conseguir uma vaga para este ano.