Você sabe o que é um coworking? Se você tem uma empresa pequena ou até mesmo trabalha de forma autônoma e gosta de estar em um ambiente colaborativo para estimular, essa pode ser uma boa ideia. Confira a seguir todas as informações a respeito desse tema.
Com o significado de trabalho compartilhado, o coworking é um espaço físico em que vários profissionais como freelancers e empresas utilizam de maneira conjunta. Isso serve principalmente para reduzir custos de locação de espaço físico.
Nestes espaços físicos compartilhados, normalmente oferecem vantagens como: localização estratégica, ambiente específico para receber clientes, entre outras. Mas a principal vantagem é a divisão de despesas como locação, luz, água, internet, além de compartilhamento de espaços como cozinhas, auditórios, refeitórios, recepção, entre outros.
Neste espaço também é possível ocorrer trocas de experiências com outros profissionais e empresas, e desta forma, aumentar a rede de relacionamentos.
Assim, você faz a locação de um espaço chamado estação de trabalho, com o tamanho necessário para que você exerça as atividades. Nesta locação, está envolvidos outros serviços irão compartilhar.
Existem muitos formatos de coworkings, mas é preciso que você saiba quais são os serviços compartilhados, para ver se os serviços atendem as suas necessidades.
Entre os principais serviços compartilhados tem-se:
Normalmente vale a pena utilizar um coworking se a sua empresa é pequena, se for de desenvolvimento, criação, marketing, e outros como por exemplo advogados e engenheiros.
De acordo com tudo o que foi exposto neste artigo, o compartilhamento de espaços de trabalho tem muitas vantagens e os serviços ofertados. O custo x benefício compensa a racionalidade de espaços e a redução na contratação dos funcionários.
Além disso, trabalhar de forma compartilhada, favorece a troca de experiências e a criação se torna muito mais produtiva. Se cria então uma rede de relacionamentos que podem dar origem a outros negócios e crescimento enquanto profissional.
Para ter um escritório próprio, o investimento seria muito maior, já que é necessário investir em diversos tipos de estruturas para acomodar tudo o que se precisa.
Se você colocar tudo na ponta do lápis, o custo em investir nesse espaço de trabalho é muito menor. Tudo isso além de já possuir um ambiente de trabalho adequado para a produção, possibilitar a troca de experiências entre os profissionais e diminuir a burocracia. Por fim se torna algo totalmente adequado para a sua empresa.
Agora que você já sabe o que é coworking, então você pode avaliar melhor a sua necessidade de contar com esse espaço.