A empresa atual precisa estar sempre ligada nas novas tendências, pois é uma garantia de sobrevivência e lucratividade. E o marketing inclusivo, é definidor neste processo. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que é marketing inclusivo e por que ele é bom para sua empresa.
Praticar o marketing inclusivo, é buscar conteúdos, anúncios e publicidades que incluam as pessoas que fazem parte da diversidade e da inclusão. Afinal, é preciso ampliar o leque de clientes potenciais que se identifiquem com a sua empresa, e considerem a possibilidade de se sentir incluídas.
É o marketing para todos, independente da segmentação de mercado, voltada para as regiões demográficas, geográficas e de comportamento. Assim, o marketing deverá envolver todas as pessoas independente do: gênero, orientação sexual, situação socioeconômica, religião, etnia e faixa etária.
É o marketing que não se prende a público específico, e portanto, não deve criar personas.
Este tipo de marketing causa vantagens competitivas, podendo investir inclusive em neuromarketing, para efetivar as campanhas publicitárias.
Na sequência, apresentamos algumas das principais vantagens de se investir em marketing inclusivo para a sua empresa:
Quando os clientes possuem o sentimento de pertencimento, se sentem valorizados e respeitados pela empresa, os efeitos são extremamente positivos para a empresa.
Estes sentimentos causam naturalmente a indicação para amigos e familiares de sua empresa, e assim, se tornam frequentadores assíduos de sua empresa.
Para uma empresa, conseguir aumentar o número de clientes frequentadores, é fundamental, mas, o mais importante, é conseguir a sua fidelização com a marca.
Quando o cliente se identifica com a marca, ela acaba se tornando cliente fiel, o que faz com que a empresa se fortaleça no segmento em que atua, e a sua marca se torna mais conhecida.
Para tanto, é preciso que a empresa se envolva em causas sociais, fortaleça os conceitos de diversidade e inclusão, além de propor estratégias de marketing digital para pessoas com deficiência, e assim promover a acessibilidade.
A intenção do marketing inclusivo, é envolver todas as pessoas no processo de compra, e assim, ganhar o respeito dos clientes e parceiros. Desta forma, é preciso evitar qualquer forma de racismo, homofobia, divisão de classes, entre outras.
Assim, para fazer um marketing inclusivo é preciso:
Procure ter em sua empresa, uma equipe de colaboradores com foco na diversidade, pois de nada adianta dizer que é inclusivo, e não possuir entre os seus colaboradores pessoas pertencentes à diversidade.
Além disso, promova discussões entre os colaboradores que respeitem as diferentes experiências, costumes e opiniões, e desta forma, crie uma cultura inclusiva dentro da empresa. Esta experiência é muito enriquecedora para a empresa, pois todos podem aprender com todos. É um momento de grande aprendizagem.
Na sua produção de conteúdo, procure utilizar pronomes neutros, e assim tornará a sua comunicação mais inclusiva. Mas não esqueça: nada de trocar as letras o e a, por e. Isto é uma maneira de aumentar a distância das pessoas da diversidade e comprovar que o português é uma língua sem referências.
Os substantivos utilizados nos textos podem ser em uma linguagem neutra, afinal, palavras como chefe, não existe a palavra feminina chefa.
Para permitir a acessibilidade, você pode apresentar o mesmo vídeo ou texto em forma de áudio, ou apresentar o texto em libras, ou em braile.
Para realizar o marketing inclusivo, deixe de fora as imagens de famílias de comercial de margarina. Invista em postagens, anúncios e propagandas que sejam inclusivas para todos os públicos.
As pesquisas de satisfação devem incluir perguntas sutis sobre o assunto diversidade e inclusão, para perceber se o marketing inclusivo que você está realizando tem surtido efeito diante deste grupo específico.
Enfim, o marketing inclusivo levará para a sua empresa, atitudes, culturas e formas de relacionamento diferenciadas, que aumentarão as suas vendas e a clientela que fará parte da empresa.
Por fim, com o post de hoje buscamos informar corretamente tudo que é preciso para que você saiba o que de fato é um bom marketing inclusivo e, assim, possa fazer os ajustes necessários para a sua empresa.
Temos certeza que fará toda a diferença!