Marketplace é um modelo de negócio que conquistou o mercado. Isso devido a ser uma forma facilitada de ampliar os negócios. Ao passo que também facilita a entrada de novos empreendedores.
Uma forma análoga de representação do Marketplace são os Shoppings Centers. Certamente o dono do Shopping é dono do espaço de vendas. Porém, não possui as lojas ou as mercadorias.
Assim funciona o Marketplace, uma vez que a oferta e a demanda são conectadas para sanar as necessidades entre fornecedores e consumidores.
Esse modelo de negócio Marketplace se fortaleceu nos anos 90, porém nos anos 2000 ficou popularizado no Brasil.
Exemplos desses conceitos de negócios fortalecidos e populares são a Amazon e o eBay. Porém, grandes varejistas do Brasil também passaram a dar mais atenção a esse modelo de negócio.
Assim sendo, empresas como Magazine Luiza e Americanas.com são exemplos de sucesso dessa forma de atuação no Brasil.
Ou seja, passaram de ecommerces para Marketplaces, alterando o modelo de negócios e expandindo suas vendas e parcerias.
Por isso, antigamente se falava em Marketplace apenas como revenda de produtos, mas o Marketplace é mais que isso, é um modelo e uma tendência de negócio.
Tanto que existem empresas de sucesso que nasceram dentro desse modelo de negócio como o Ifood, por exemplo. Sendo assim, o Marketplace pode ser uma negociação de produtos, mas também de serviços.
Esse modelo de negócio já é responsável mais de 25% das vendas feitas pela internet no Brasil. Ao passo que o movimento gerado por esse modelo de negócio chega a ser de até 15 bilhões ao ano.
Por isso que esse modelo é uma tendência de mercado, haja vista o número cada vez maior de pessoas que fazem compras pela internet atualmente.