Você sabe o que é malha fina? Afinal, esse é o terror de quem necessita precisa declarar o imposto de renda. Mas, em suma, corresponde a quem cai na fiscalização e, com isso, tem a declaração do tributo retido pela Receita Federal.
No entanto, a situação fica ainda pior se o contribuinte tiver direito a restituição. Afinal, o valor fica com o órgão até que haja toda regularização.
Por isso, para evitar esse contratempo, entenda agora o que é malha fina. Além disso, veja quais são os motivos te levam a cair nela e como evitar. Boa leitura.
Em primeiro lugar, saiba que tem mais de um motivo que levam uma pessoa a cair na malha fina. Portanto, a Receita Federal vai cobrar explicações somente de quem apresentar as inconsistências.
Desse modo, listamos abaixo os principais motivos que fazem uma pessoa cair na fiscalização. Por assim, confira:
Ao declarar o tributo, o contribuinte deve reunir todos os documentos que comprovem as informações. Afinal, os dados precisam estar idênticos. Portanto, antes de dar início ao preenchimento da declaração, garanta que está com todos os documentos necessários. Alguns deles são: rendimentos, gastos dedutíveis, dados pessoais, dos seus dependentes e outros.
Herança, doação e bolsa de estudos são rendimentos isentos do imposto de renda. Contudo, eles também devem ser declarados. Portanto, precisam aparecer no campo de rendimentos não tributáveis.
Além disso, um dos motivos para muitos cair na malha fina é a falta de informações sobre os dependentes. Afinal, todos os rendimentos e despesas dedutíveis de quem depende de você também devem constar na declaração do tributo.
Os saldos disponíveis nas contas bancárias que são acima de R$ 140 também devem ser declarados. Portanto, se você não sabe o que é malha fina, a falta dessa informação pode fazer o contribuinte cair na malha fiscal.
Pode-se deduzir do imposto de renda as despesas médicas de forma integral. No entanto, para isso, é necessário comprovar a despesa por meio da nota fiscal.
Por fim, não declarar o décimo terceiro da maneira correta faz o contribuinte cair na malha fina. Afinal, sua tributação é exclusiva na fonte e não dá acesso à restituição.
Então, agora vimos, o que é a malha fina. Assim como, a falta de informação na declaração do imposto de renda. Portanto, para ver se você caiu nela, deve-se consultar a situação da sua declaração.
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. Mas também no Centro Virtual de Atendimento, e-CAC.
Não são todas as pessoas que precisam fazer a declaração do tributo. Afinal, há uma faixa de renda que determina quem deve realizar a declaração ou não. Por isso, veja quem precisa declarar o tributo:
Cerca de duas semanas antes do lançamento oficial das mudanças no Imposto de Renda, que passaram a valer desde o dia 27 de fevereiro, a Receita já havia revelado o prazo para a declaração do Imposto de Renda.
De acordo com as informações do órgão, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para enviar toda a documentação e regularizar o tributo deste ano. Aliás, o período foi aberto na quarta-feira (15).
Desse modo, faça a declaração o mais rápido possível. Assim, as chances de retificar qualquer documentação será mais fácil de fazer. Além disso, as chances de receber a restituição mais rápido, aumentam.