Saúde e Bem Estar

O que é leitura ativa? Descubra aqui!

Compreender o que é leitura ativa pode lhe ajudar a absorver os conhecimentos textuais de uma maneira mais consistente e assertiva.

Afinal, diferente do que acontece na leitura passiva, a ativa faz com que você absorva melhor as informações, fortalecendo o seu conhecimento sobre determinado assunto a partir de uma espécie de “diálogo”.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos lhe apresentar, em detalhes, o que é essa leitura e por que ela é considerada importante. Vamos lá?

O que é leitura ativa? Como funciona?

Em linhas gerais, a leitura ativa pode ser entendida como o método de dialogar com o texto que está sendo lido.

A nível de exemplo, imagine a seguinte situação: você está lendo um livro muito difícil sobre determinado conteúdo. Ao final de um capítulo, percebe que já não lembra de nenhuma palavra ou conceito ali explicitado, e sente que a sua leitura foi em vão.

Isso pode acontecer por conta da falta de foco e atenção ao texto, em decorrência de uma leitura muito passiva.

Já a leitura ativa vem em contrapartida a isso. Afinal, você não apenas “passará os olhos” no texto. Mas sim, criará uma estrutura de leitura que viabilize uma melhor interação com o que está escrito, através de ações como:

  • Imaginar determinado conceito no cotidiano: Ao invés de apenas ler como a chuva acontece, por exemplo, imagine o processo que está descrito no texto. Visualize em sua mente cada etapa e traga-a para a vida real por conta disso.
  • Conversar e questionar: Você pode “trocar ideia” com o texto. Faça colocações oralmente, sobre o que você acabou de ler. Explique em voz alta para si. Ao mesmo tempo, questione. Questione porque determinado conteúdo está ali; o que determinada palavra quer dizer; etc.
  • Buscar aprender conceitos novos com mais profundidade: Quando um novo conceito aparece em um texto, o que você faz? Apenas lê por cima e pronto? Ou busca pesquisar o real significado daquele conceito desconhecido em outras fontes de pesquisa? Essa última opção está intimamente relacionada à leitura do tipo ativa.

Essas são apenas algumas ações que tornam o processo de leitura mais dinâmico e, consequentemente, mais rico e robusto.

Por que a leitura ativa é importante?

A leitura ativa é de suma importância para quem deseja uma aprendizagem mais apurada e assertiva dos mais diferentes conteúdos e conhecimentos.

Com a leitura ativa nós reforçamos a atuação do nosso cérebro, que usará diversas fontes distintas de aprendizagem para absorver uma nova informação.

Em outras palavras, não estaremos apenas “passando os olhos” em um texto, sem absorvê-lo de maneira consistente. Mas sim, estaremos usando outras áreas do cérebro, responsáveis pela criatividade, por exemplo. E isso estimulará ainda mais a sua aprendizagem e irá desenvolver a sua mente com relação ao que está sendo lido.

Por isso, invista nessa possibilidade e desenvolva a sua capacidade de praticar uma leitura mais ativa e eficiente. 😉