Compreender o que é leitura ativa pode lhe ajudar a absorver os conhecimentos textuais de uma maneira mais consistente e assertiva.
Afinal, diferente do que acontece na leitura passiva, a ativa faz com que você absorva melhor as informações, fortalecendo o seu conhecimento sobre determinado assunto a partir de uma espécie de “diálogo”.
No conteúdo de hoje, portanto, vamos lhe apresentar, em detalhes, o que é essa leitura e por que ela é considerada importante. Vamos lá?
Em linhas gerais, a leitura ativa pode ser entendida como o método de dialogar com o texto que está sendo lido.
A nível de exemplo, imagine a seguinte situação: você está lendo um livro muito difícil sobre determinado conteúdo. Ao final de um capítulo, percebe que já não lembra de nenhuma palavra ou conceito ali explicitado, e sente que a sua leitura foi em vão.
Isso pode acontecer por conta da falta de foco e atenção ao texto, em decorrência de uma leitura muito passiva.
Já a leitura ativa vem em contrapartida a isso. Afinal, você não apenas “passará os olhos” no texto. Mas sim, criará uma estrutura de leitura que viabilize uma melhor interação com o que está escrito, através de ações como:
Essas são apenas algumas ações que tornam o processo de leitura mais dinâmico e, consequentemente, mais rico e robusto.
A leitura ativa é de suma importância para quem deseja uma aprendizagem mais apurada e assertiva dos mais diferentes conteúdos e conhecimentos.
Com a leitura ativa nós reforçamos a atuação do nosso cérebro, que usará diversas fontes distintas de aprendizagem para absorver uma nova informação.
Em outras palavras, não estaremos apenas “passando os olhos” em um texto, sem absorvê-lo de maneira consistente. Mas sim, estaremos usando outras áreas do cérebro, responsáveis pela criatividade, por exemplo. E isso estimulará ainda mais a sua aprendizagem e irá desenvolver a sua mente com relação ao que está sendo lido.
Por isso, invista nessa possibilidade e desenvolva a sua capacidade de praticar uma leitura mais ativa e eficiente. 😉