Se você deseja para começar o seu próprio negócio e ganhar algum dinheiro online, uma franquia virtual pode ser o caminho certo. Se você está familiarizado com o modelo de franquia física, saiba que o e-franchising vem crescendo rapidamente no Brasil e agora é uma oportunidade de negócio muito atraente. Por isso que hoje, nós indicaremos o que é franquia virtual e como investir em uma.
Você está curioso sobre este tema?
Então fique com o nosso conteúdo até o final!
Franquia virtual ou e-franquia são outros nomes para a mesma coisa, e funciona semelhantemente a uma franquia convencional ou física. Trata-se do desenvolvimento de um negócio em rede.
Ou seja, um franqueador venderá seu modelo de negócios aos franqueados. No entanto, o novo dono de uma franquia terá total independência administrativa e financeira. Portanto, é como se fosse uma cópia carbono da empresa original.
A rede de franquia normalmente cobra uma taxa inicial, além de uma porcentagem dos lucros. As franquias virtuais podem custar entre R$ 5 mil e R$ 90 mil, embora os preços variem bastante. As franquias tradicionais ou físicas, por outro lado, exigem um investimento de pelo menos R$ 100 mil.
Se você entender os benefícios desse modelo, mostraremos como lançar sua própria franquia de mercado virtual.
Neste tipo de negócio, muitos empreendedores acreditam que oferecer tudo para clientes em potencial é a melhor estratégia. Ter o foco em um nicho de mercado específico permite que você empregue estratégias de marketing mais assertivas e direcionadas, levando a um maior sucesso.
Assim, é essencial procurar um campo em que você já tem experiência ou conexões.
Pesquisar o mercado, o tamanho da audiência e as projeções para o futuro, é importante antes de escolher um nicho. Você encontrará os dados disponíveis, por exemplo, em sites de notícias, em instituições de pesquisa e por meio do Google Trends.
Faça alguma pesquisa para descobrir qual é o plano de negócio mais adequado para o seu conceito de negócio. No caso de um mercado, existem modelos de serviço, produto, orçamento, agendamento e aluguel para escolher.
Desenvolver uma audaciosa estratégia de marketing também é crucial. Como administrador do mercado, é seu trabalho trazer negócios para os fornecedores listados no site. Liste também os canais de aquisição de clientes que você usará e avaliar constantemente seus resultados para encontrar maneiras de melhorar.
Chegou a hora de lançar sua loja online. Em outras palavras, lance um protótipo básico e barato do seu mercado. Escolha uma plataforma de e-commerce, mesmo que ainda não seja perfeita, que ajudará a ver onde você pode melhorar e se você tem ou não uma chance de sucesso.
Você precisa decidir qual plataforma usará para lançar oficialmente o seu produto no mercado. Se precisar, contrate um programador para começar do zero com o desenvolvimento, ou você pode contratar uma plataforma pré-fabricada e modificável.
A segunda opção permite iniciar de maneira direta, rápida e conveniente. O tempo e o dinheiro necessários para começar do zero podem ser substanciais.
Se decidir por aproveitar a tecnologia pré-montada, você, empresário, pode se concentrar no que mais importa: desenvolver ainda mais sua metodologia e capacitar seus franqueados.
Para o mercado de franqueados ser bem-sucedido até o momento em termos de atração de clientes e manutenção de um fluxo constante receita, você pode começar a planejar o crescimento da franquia virtual.
Assim, é preciso, sistematizar seus processos e hábitos de trabalho, criar as estratégias de marketing, como lançará o seu produto no mercado, a plataforma, a dinâmica da equipe e a prospecção de fornecedores.
Realizar campanhas ou prospectar ativamente esse público, pode ser feito por meio da participação em comunidades online relacionadas ou participando de eventos específicos da franquia.
Além disso, você pode hospedar seus próprios eventos, mesmo virtualmente por meio de webinars e similares. Esta atitude ajuda a atrair franqueados, educá-los sobre as vantagens da franquia e convertê-los em clientes pagantes.
Sempre forneça o suporte necessário aos proprietários de empresas, baseando-se em sua experiência anterior. Também é importante manter o controle sobre o desempenho das franquias.
Extraia facilmente relatórios de desempenho específicos da franquia usando o modelo de plataforma de mercado.