O tipo de franquia shop in shop é também chamada de store in store, ou business in, e sua presença no mercado de franquias já é muito frequente. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que é uma franquia shop in shop, bem como apresentar algumas opções.
Este formato de franquia ocorre quando uma unidade é instalada no interior de um estabelecimento comercial. Normalmente, são oferecidos produtos complementares e que não influenciam na comercialização de itens pelo estabelecimento.
Costumam ser modelos de negócio de franquias do tipo loja ou quiosque. Assim, por exemplo: é possível instalar uma franquia de barbearia dentro de um supermercado, ou uma franquia de venda de suplementos esportivos ou roupas esportivas, dentro de uma academia.
O modelo ideal de shop in shop é de que atuem no mesmo ramo de atuação e assim, potencializa as vendas de ambos os negócios. Neste modelo de franquia, o franqueado aumenta a rentabilidade do negócio, já que é possível aproveitar o espaço já utilizado para ampliar as vendas.
Apresentamos na sequência algumas opções de franquias que oferecem o modelo de negócio shop in shop como opção para o franqueado.
A franquia representa a união de 3 marcas consolidadas no mercado: Balonè, Imaginarium e Puket. Foi criada em 2012, e possui 47 unidades em todo o Brasil.
Assim, o foco de negócio:
São muitas as opções de vendas possíveis de se realizar, sem entrar em conflito com a empresa que possibilitou a entrada da franquia.
O Grupo Giraffas oferece o modelo shop in shop de maneira diferenciada. Dessa forma, as marcas Giraffas e Tostex, contam com frentes distintas, mas com infraestrutura interna compartilhada. Nisso, inclui-se o estoque, cozinha e escritórios.
Sabendo disso, nota-se que essa maneira de operar reduz os custos e facilita as operações. Normalmente, os custos são 20% menores do que adquirir as unidades separadas.
Na verdade, funciona como se fossem duas marcas agrupadas para oferecer o que há de melhor no Grupo.
O Grupo Trigo é especializado em franquias, e apresenta ao franqueado o modelo shop in shop, utilizando 3 marcas do grupo: Spoletto, Domino’s e Koni. Assim, permite agrupar as seguintes marcas:
Com este formato de franquia é possível reduzir os custos fixos, como a locação, internet, água e luz, além de criar espaços de conveniência para os clientes.
Dessa forma, o Grupo Trigo possibilita as mais variadas opções para os franqueados abrirem suas unidades, de maneira acoplada e com as vantagens obtidas por essa configuração.
A franquia se especializou na oferta de máquinas de bebidas quentes. Assim, é possível que o franqueado, coloque as máquinas de bebidas quentes em pastelarias, confeitarias, padarias entre outras empresas parceiras.
A partir do ano de 2020, a franquia passou a operar com a marca de café Illy Cafés em suas máquinas, que somaram ao potencial de uma marca internacional de café, que está presente em mais de 90 países.
Trata-se de uma loja de franquias de lojas de conveniência, que com possibilidade de instalação em postos de combustíveis, hipermercados, galerias de edifícios e hotéis. Dependendo do local de implantação, tem a preocupação de não oferecer os mesmos produtos do estabelecimento. Então, ao instalar em um supermercado, não oferece os mesmos produtos, ou concorrentes no local.
Assim, não tem a intenção de criar competição entre ambos.
A franquia oferece alimentação saudável. Em seu cardápio tem-se: sucos, saladas, tapiocas, omeletes, sanduíches, açaí, entre outros.
A oferta ao franqueado para o modelo shop in shop é para instalação em academias, clubes, hospitais e outros locais que tenham a ver com vida saudável.
Percebeu que existem várias opções para abrir franquias no formato shop in shop em sua cidade?
Por fim, pense nas opções e nas vantagens para ambos: franqueado e estabelecimento comercial. Avalie com clareza e tome a sua decisão!
Ao saber do que se trata o modelo shop in shop, com certeza se torna mais fácil avaliar suas possibilidades e pensar, até mesmo, em começar seu próprio negócio a partir desta configuração, não é mesmo? Boa sorte!