Ao compreender o que é estresse ocupacional você terá ainda mais subsídios para buscar o auxílio necessário e fazer as mudanças ambientais convenientes.
Isso porque esse estresse, também chamado de “estresse laboral“, pode atrapalhar a sua qualidade de vida, o seu bem-estar e até mesmo a sua produtividade no dia a dia.
Por isso, trouxemos algumas informações sobre o tema que podem ser úteis para você. Acompanhe!
O estresse ocupacional pode ser compreendido como uma sobrecarga psíquica vivida no ambiente de trabalho, tendo relação direta com este. Em outras palavras, diz respeito ao estresse vivido no dia a dia de trabalho, por conta de questões envolvidas com a atuação do sujeito.
Tanto o ambiente, quanto as relações podem ser a força motriz do estresse laboral. Além disso, ele pode surgir de maneira silenciosa, “crescendo” à medida que as questões emocionais são deixadas de lado e negligenciadas.
Assim como acontece em outras situações de estresse, as causas desse problema ocupacional são multifatoriais. Cada sujeito tem um jeito único de lidar com suas questões emocionais e relacionais, e em alguns casos a falta de gerenciamento dessas emoções e situações pode acarretar o aparecimento do estresse.
De todo modo, alguns fatores bastante comuns tendem a aparecer em uma grande parte dos casos. São eles:
Existem muitas outras causas que podem desencadear crises de estresse ocupacional. Assim, a melhor coisa a se fazer é analisar caso a caso, com o auxílio de um profissional de psicologia.
Para lidar com a situação, antes de qualquer coisa, é necessário reconhecer o que está acontecendo. Muitas pessoas ainda temem “admitir” que estão com algum problema emocional, devido aos paradigmas e estigmas que ainda existem em torno desse fator.
No entanto, lembre-se que ouvir as próprias emoções é um ato de coragem, e não de covardia. É uma prova de amor a si mesmo!
Por isso, comece dando mais atenção ao que você sente. Entenda quais são as suas emoções, os gatilhos envolvidos com elas e como você pode lidar com cada uma de uma maneira mais equilibrada. Caso sinta necessidade, procure ajuda de um psicólogo para que essa descoberta seja ainda mais profunda.
Cuidar da saúde mental, praticar o autoconhecimento e investir em hábitos saudáveis são maneiras de lidar com o estresse ocupacional. Em paralelo a isso, saiba quais são os seus limites, não tente agradar a todos e busque colocar-se em primeiro lugar mais vezes. Tudo isso, junto, fará diferença. Cuide de você.