A escuta ativa na educação é um caminho harmonioso que todos os educadores deveriam seguir. Isso porque ela proporciona mais saúde mental e qualidade de vida para as crianças e adolescentes em desenvolvimento.
Porém, muitas vezes essa prática não acontece por falta de conhecimento de muitas pessoas. Por isso, neste conteúdo nós pretendemos sanar as principais dúvidas sobre o assunto, a fim de lhe ajudar a colocá-lo em prática. Vamos lá?
O que é escuta ativa na educação?
A escuta ativa na educação é a capacidade de os educadores ouvirem atentamente o que a criança ou o adolescente tem a dizer. Essa prática é fundamental para que o sujeito se sinta valorizado e compreenda que os seus próprios pensamentos são relevantes.
Infelizmente, ainda vemos os adultos “atropelando” a fala das crianças, como se o que elas têm a dizer não fosse tão importante assim. Porém, esse tipo de prática apenas mina a autoestima e autoconfiança do sujeito em desenvolvimento.
Por isso, podemos dizer que a escuta ativa na educação é, em suma, a prática de escutar a criança e permitir que esta se expresse da maneira que achar mais conveniente. É claro que o adulto pode intervir e ajudá-la a pôr sentimentos em palavras, mas, com a escuta ativa, o foco está nos pensamentos da criança.
Ela terá espaço para falar sobre o que sente, deseja, viu, pensa, etc., sem ser reprimida ou ignorada. Afinal, quem nunca viu uma criança tentando conversar com um adulto e sendo ignorada nessa empreitada? Pois é!
Qual a importância dessa escuta ativa?
A importância da escuta ativa na educação está associada a muitos fatores, como:
- Mais autoestima e autoconfiança para a criança: Quando uma criança percebe que o adulto está ouvindo-a, de fato, ela se sente muito mais valorizada. Essa valorização traz mais autoconfiança e eleva a autoestima da criança, auxiliando-a na hora de se tornar uma pessoa com mais amor-próprio.
- Relações interpessoais mais saudáveis e harmoniosas: Todas as relações interpessoais podem ser beneficiadas com a escuta ativa. Todo mundo percebe que está sendo respeitado e, ao mesmo tempo, é possível compreender melhor o que o outro espera de nós.
- Desenvolvimento da empatia: A criança que tem a chance de ser valorizada por um adulto automaticamente percebe esse poder de ser ouvida. Logo, ela pode “escorregar” esse ensinamento para os seus relacionamentos com os seus colegas, tornando-se uma criança que escuta mais e, consequentemente, é mais empática.
- Capacidade de compreender melhor o outro: A criança começa a ouvir mais o outro e automaticamente passa a compreendê-lo melhor, melhorando as suas relações.
- Desenvolvimento da expressão pessoal: Quanto mais atenção damos ao discurso de uma criança, melhor ela vai se expressar. Afinal, ela percebe que o que diz é importante e buscará formas de se expressar cada vez melhor.
- Melhor compreensão dos próprios sentimentos: Ao ser ouvida e falar sobre os pensamentos e sentimentos, a criança passa a compreender melhor as suas próprias emoções.
- Cultura do respeito com o próximo: Por fim, a criança também compreende a importância de respeitar o próximo, agindo dessa forma na vida cotidiana.
Viu só como a escuta ativa na educação é importante? 😉