Ao comprar uma franquia que oferece vários modelos de negócios para lojas independentes e lojas em shopping centers, é natural se perguntar qual deles fornecerá a melhor análise de custo-benefício, considerando fatores como tráfego de pedestres, segurança e despesas gerais. Por isso que hoje, indicaremos o que considerar na escolha entre uma loja de rua ou de shopping.
Sabemos que não há nenhuma escolha perfeita que possa ser realizada com antecedência. Portanto, você deve primeiro determinar as suas prioridades antes de decidir se vai fazer compras em um shopping ou em um vendedor ambulante.
Esta não é o tipo de decisão que deve ser tomada na hora ou sob coação. A escolha do ponto de venda é uma etapa crucial na criação de qualquer negócio.
Neste artigo, ofereceremos algumas sugestões que podem facilitar o seu processo de tomada de decisão.
Analisar o modelo de negócio da marca franqueadora é o primeiro passo para a tomada de decisão. Isso inclui itens como mercado-alvo, preço médio do ticket e tipo de produto, além do próprio investimento e fundo de negócios.
Embora existam grandes diferenças de preços entre lojas de rua, lojas de shopping e galerias de arte, a viabilidade financeira é uma característica essencial.
Mas, há outros fatores a serem considerados, como as características do negócio e o histórico do empreendedor. Uma loja de rua tradicional e a de shopping têm suas vantagens e desvantagens, cuja importância relativa pode variar conforme as especificidades da franquia.
Para decidir entre abrir sua loja em um shopping ou na rua, você precisará escolher um shopping específico e uma rua específica. Assim, a premissa básica para essa decisão é que a melhor localização, seja uma rua ou um shopping center, é aquela por onde passa o maior número de pessoas com potencial interesse e poder aquisitivo.
Pesaremos as vantagens e desvantagens de cada possibilidade.
Normalmente os custos de uma loja de rua são mais baratos do que as lojas de shopping porque não oferecem nenhum serviço extra, mas isso pode variar dependendo da localização da e do projeto do edifício.
Assim, existe maior margem de manobra para se adequar ao plano arquitetônico da franquia e projetar áreas distintas para melhorar o atendimento geral dos clientes. Além disso, você pode aproveitar a adição de um jardim, árvores e outros elementos da natureza para criar uma atmosfera mais acolhedora para os clientes.
Outro fator positivo, é haver maior interação com a comunidade local, maior proximidade e um relacionamento mais humanizado.
Mas, as empresas de nível de rua geralmente enfrentam dificuldades devido à falta de infraestrutura local, como estacionamento, iluminação pública e segurança. Assim, cabe ao franqueado abordar essas questões por meio de inovação e investimento financeiro.
A principal vantagem dos shoppings em relação ao comércio de rua é a presença de estacionamentos e seguranças. Além disso, a climatização interna auxilia no controle do clima, há várias áreas reservadas para descanso, alimentação e uso do banheiro.
Com estas comodidades, os consumidores são mais propensos a gastar tempo fazendo compras. Todas essas comodidades e infraestrutura compartilhadas, no entanto, têm um preço mais alto.
Além do aluguel da loja, há taxas de condomínio do shopping center, outras despesas fixas, custos de reformas necessárias, segurança que podem aumentar, especialmente se cobrirem coisas como os esforços de marketing e comunicação da administração do shopping, e taxas de estacionamento.
O fluxo constante de pessoas é outro aspecto positivo dos shopping-centers. Alguns lojistas constatam o influxo constante de compradores durante o horário de funcionamento de um shopping como algo bom, por aumentar a probabilidade de clientes em potencial entrarem em sua loja.
A escolha é bem pessoal e considera fatores que a marca e o próprio franqueado consideram importantes para a efetivação das vendas. Além de considerar o segmento de franquia a ser adquirida, é preciso considerar também:
Mas o que você deve ter sempre em mente, é que, depende da sua escolha, o sucesso ou o fracasso da unidade franqueada. Por isso, considere também, a experiência da franqueadora, neste processo.
Normalmente a rede já possui pessoas qualificadas para fazer esta análise, e trazer para você. Mas não esqueça: a decisão é sua.