Antes de empreender é preciso atuar na base do empreendedorismo, e essa base diz respeito a planejamentos.
É necessário que faça um estudo de mercado, principalmente quanto ao seu produto ou serviço.
Dadas as mudanças de mercado, é necessário que analise se o seu produto não se tornará obsoleto em pouco tempo.
Há um tempo o cliente mudou a sua postura mediante a forma de comprar. Não apenas por conta das plataformas de vendas, mas também sobre a sua interação com as empresas.
Sendo assim, o cliente retorna para a empresa quanto à satisfação com o produto ou serviço, assim como o faz também mediante uma insatisfação.
Essa mudança de postura precisa ser analisada quando pensar em empreender.
Analisar a postura do cliente servirá como estratégia de marketing e vendas futuramente, mas também serve para analisar a possibilidade de durabilidade do produto oferecido.
Assim sendo, poderá cruzar dados para analisar se deve investir nesse empreendimento.
Analisando as alterações na postura do cliente, assim como as mudanças no perfil de consumo poderá ter um mapeamento que antecede ao seu plano de negócios.
É mais viável empreender num ramo promissor do que investir num negócio que não tem atrações para os clientes.
Não há garantias no empreendedorismo, porém é possível estudar o mercado, o perfil de consumo e a postura do cliente.
Assim sendo, dentro da incerteza do mercado, o seu risco impulsivo é menor, o que facilita as chances de sucesso correndo riscos calculados.