Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.
É na introdução de uma redação que o leitor é apresentado ao conteúdo que será desenvolvido nas outras partes da do texto, como: desenvolvimento e conclusão. É o momento em que se traz o leitor para dentro da narrativa e tenta aguçar a sua atenção para que prossiga na leitura.
Uma redação é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa organização deve ser seguida em todos os tipos de redação.
Em uma redação narrativa, os marcadores de tempo (verbos, advérbios e locuções adverbiais) são os responsáveis por apontar na introdução o intervalo de tempo em que o fato ocorreu. Narração é contar um acontecimento e sempre deve ter um começo, meio e fim.
Para você acertar na construção de sua introdução, responda as seguintes perguntas: Com quem aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu? Desta forma, não terá como errar.
A introdução de uma redação dissertativa-argumentativa é a que mais importa para você no momento, pois é a cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa introdução deve ser mais a clara possível. Ela deve ser direta e objetiva.
Para que você não se perca na construção da introdução de uma redação dissertativa-argumentativa, construa seu parágrafo respondendo as seguintes perguntas: O que? Porque? Como? E daí?
vale ressaltar que não é obrigatório você seguir as perguntas, elas apenas irão lhe ajudar a estruturar melhor a introdução de uma redação. Consequentemente, todo seu texto também.
Tema: Manifestações populares de 2013
O que? No ano de 2013, o Brasil foi cenário de diversas manifestações populares. Por que? O país estava enfrentando um série de crises econômicas, sociais e políticas que resultaram no aumento da tarifa de ônibus em diversas cidades. Como? Revoltados, a população foi às ruas protestar contra o aumento. E daí? Embora sob muitas críticas, os protestos foram intensificados no mês de junho, se tornando assim um marco histórico.
Caso queira, pode usar apenas: O que? Como? E daí? Fica a seu critério.
No texto explicativo, o objetivo não é defender uma ideia – como é o caso do texto dissertativo-argumentativo – mas transmitir conhecimento ao leitor. Nesse tipo textual, o objetivo da redação é apresentar informações detalhadas sobre um específico assunto. Normalmente, são encontrados em manuais de instruções.
Na introdução de uma redação explicativa se encontra algumas características:
Entenda:
A introdução de uma redação é marcada pela apresentação do tema que o redator irá abordar na sua dissertação, assim como um domínio adequado da língua portuguesa e da estruturação correta para elaborar uma redação merecedora de nota máxima.
Por exemplo: (marcador de repetição) diversos professores de língua portuguesa estão a favor que a introdução de uma redação deve ser clara e objetiva. Quanto mais direta for, sem rodeios, o leitor irá gostar da sua escrita e irá prosseguir na leitura.
Lembre-se que na redação do Enem o tipo textual cobrado é o estilo dissertativo-argumentativo. Então, a dica é apontar e defender uma ideia convencendo o leitor sobre seu ponto de vista, com bons argumentos e com cuidado para não atentar a perspectiva dos direitos humanos. No entanto, independente de tipo textual, a introdução de uma redação é a linha de raciocínio de uma redação bem estrutura.
Uma boa introdução causa uma ótima primeira impressão. Se ela estiver organizada, concisa, o avaliador vai reconhecer que você sabe o que está fazendo e começará a olhar seu texto com outros olhos. Então, foque na sua escrita! Entenda que a redação não é um bicho de sete-cabeças, basta estudar.