Economia

O Pix é uma evolução nas transações financeiras em vários âmbitos

O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. De acordo com o site oficial, o Pix é o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer momento.

O Pix é uma evolução nas transações financeiras em vários âmbitos

Dessa forma, o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. O Banco Central implementa melhorias no Pix, das quais estão disponíveis em seu site oficial. Sendo assim, ?os próximos produtos do BC para o Pix são o Pix Saque e o Pix Troco.

Pix Saque e Pix Troco

O BC informa que, com a criação desses dois produtos busca alcançar os seguintes objetivos:

  • aumentar os pontos de retirada de dinheiro em espécie, com conveniência e facilidade para o usuário do Pix;
  • aumentar a competição, melhorando as condições de oferta e de valores de serviços de saque; e
  • fomentar a inovação, possibilitando diversidade de modelos de negócio.

Conforme dados oficiais, o serviço do Pix Saque e do Pix Troco estará disponível a partir de 29 de novembro de 2021. ?Em estabelecimentos comerciais e caixas eletrônicos que tenham optado por ofertar o serviço de Pix Saque e Pix Troco.

A oferta é facultativa para o comércio

O BC ressalta que a oferta é facultativa. Porém, pode ser bastante viável para o comércio. Entretanto, o participante do Pix prestador de serviço de saque deve publicar informações relativas ao serviço de saque prestado diretamente por ele e pelos agentes de saque com os quais possui relação contratual em formato de dados abertos e conteúdo indicado pelo Banco Central.

De acordo com o site do BACEN, as informações serão disponibilizadas pelo Banco Central no endereço “dadosabertos.bcb.gov.br” e estarão disponíveis para que qualquer pessoa ou empresa desenvolva funcionalidades de conveniência que facilitem a localização dos pontos de Pix Saque e Pix Troco disponíveis, além de informações adicionais sobre a prestação do serviço como horários disponíveis para saque, por exemplo.

Cobranças e gratuidades

Já para as pessoas físicas, até a oitava transação, os serviços de saque ou de troco são gratuitos. A partir da nona transação realizada, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do usuário pagador podem cobrar uma tarifa pela transação.

Dessa forma, o BC informa que o valor da tarifa cobrada é de livre estabelecimento pela instituição e deve ser informado ao usuário pagador antes da etapa de confirmação da transação. No entanto, os usuários nunca poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque.

Os quatro saques tradicionais gratuitos realizados pelo usuário fora do âmbito do Pix Saque e Pix Troco podem ser descontados da franquia de gratuidades (oito por mês). Ou seja, se o usuário realizar 1 saque da sua conta em instituição participante, sem ser por meio do Pix Saque ou Pix Troco, sendo assim, esse saque poderá ser contabilizado e sua franquia de gratuidades poderá ser reduzida de 8 para 7, a critério da instituição, explica o Banco Central em seu site oficial.