Gargalo do processo se refere ao que limita o processo de produção de uma empresa. Sendo assim, podemos dizer que é uma atividade que possui que acaba não fluindo, gerando maior tempo de execução, ao passo que o ocasiona filas e atrasos.
Quando a capacidade fica menor que a demanda, ocorre o gargalo, uma vez que o processo fica restrito, o que compromete a criatividade. Porém, praticamente todos os processos possuem algum gargalo, o que não é exata inaceitável, mas precisa de gestão.
Sendo assim, gargalo é uma etapa do processo, ou uma tarefa que limita a produção atual, bem como dificulta aumento da produtividade. Num exemplo simples, vamos supor o processo de entrega de pizza.
As etapas do processo são o pedido iniciado, registro do pedido, fabricação da pizza e a entrega. No caso, a pizzaria possui uma capacidade de entregar 6 pizzas por hora, considerando 10 minutos por entrega. Contudo, pode registrar 10 vezes mais pedidos, e assar pelo menos 50% dos pedidos registrados.
Neste exemplo, se os pedidos se elevarem, dada as capacidades de cada etapa de produção, o gargalo seria a entrega. Ao passo que uma solução seria aumentar o volume de entregadores.
Caso a empresa não contrate entregadores, o gargalo impacta na capacidade de produção. Uma vez que a produção teria que se limitar para garantir as entregas.
Por isso, a empresa precisa conhecer o processo, identificar o gargalo e agir. Para isso serve a identificação do gargalo.
A identificação do gargalo se faz necessária quando a sua capacidade de produção não atende a sua demanda. Ou ainda, quando desejar expandir os negócios, é preciso rever os processos.