Dentre os muitos pontos que podem fazer uma moeda se tornar valiosa, um deles certamente chama mais atenção: os defeitos. Estamos falando de erros de cunhagem que podem ser percebidos em alguns exemplares que são produzidos pela Casa da Moeda.
Nesse artigo específico, por exemplo, vamos falar sobre uma moeda de 1 real que conta com um defeito muito curioso dentro do mundo da numismática. Estamos falando do defeito do CUNHO CORTADO, muito conhecido entre os colecionadores.
Mas antes de mais nada, vamos nos debruçar sobre as principais características da moeda de 1 real da chamada segundo a família do Plano Real. Tais informações, vale lembrar, foram disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
O Plano Real foi um programa econômico iniciado em 27 de fevereiro de 1994, implementado ainda no governo do ex-presidente Itamar Franco. Entre outros pontos, o plano incluía a criação de uma nova moeda para o Brasil: o real.
Segundo economistas, o Plano Real foi a mais ampla medida econômica da história do Brasil. O principal objetivo do projeto era a controle da hiperinflação que assolava o país já há algumas décadas. Vários economistas colaboraram com o projeto, incluindo o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que viraria presidente em seguida.
Hoje, economistas concordam que o Plano Real cumpriu o seu objetivo e controlou a inflação do país, além de aumentar o poder de compra da população. Do ponto de vista da numismática, o Plano rendeu uma série de moedas raras, que seguem em circulação até hoje.
Agora, vamos indicar quais são os valores indicados para essa moeda de 1 real que conta com o cunho cortado. Note que os patamares variam de acordo com o ano de fabricação da peça. Além disso, também é preciso analisar a tiragem de cada uma delas.
A boa notícia é que você não precisa de um equipamento profissional para entender se a sua moeda conta com esse defeito, ou não. Basta uma simples observação a olho nu para perceber que o exemplar conta com grande corte em seu cunho.
Veja na imagem abaixo:
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.