Entender o concorrente é fundamental dentro do empreendedorismo. Entretanto muitos novos empreendedores ignoram essa importância.
O Sebrae elaborou uma pesquisa que procurou informações sobre os motivos de falência das empresas. No entanto, a entrevista não foi feita com os empreendedores falidos, e sim com os que acabaram de abrir seus negócios.
Essa dinâmica é interessante, pois é uma forma de avaliar a possibilidade de falência desses novos entrantes no empreendedorismo.
Dentre os entrevistados, 39% deles não conhecem o número de concorrentes. Bem como não sabem quem são.
A análise da concorrência é um dos fatores primordiais para que entre no mercado do empreendedorismo.
O seu concorrente diz sobre o futuro do negócio, bem como sobre o seu comportamento mediante o mercado.
Isso significa que entender o concorrente dita as regras sobre o seu próprio negócio. Assim sendo, o empreendedor precisa entender sobre o mercado de atuação, os produtos dos concorrentes, a jornada de compra do cliente.
Analisar o concorrente diz sobre quais são as novas tecnologias disponíveis no mercado, dentro do seu segmento.
O concorrente pode fazer uso de alguma estratégia que seja importante para você conhecer.
Estar à frente da concorrência é um dos fatores mais importantes dentro dos negócios. Todavia, antes de estar na frente do concorrente, precisa estar no mesmo nível.
Por isso entrar no empreendedorismo sem entender sobre a concorrência é um dos modos de perder uma grande vantagem competitiva, o entendimento sobre o que pode dar certo dentro do seu segmento.