O atendimento ao cliente deve ser um conceito empresarial, de modo que seja um valor entregue em todos os processos, independentemente do porte ou segmento da empresa.
Anteriormente a toda a revolução da era digital, o atendimento ao cliente se limitava ao contato direto entre a empresa e o seu público. Por isso, é importante que as empresas atualizem esse conceito para que entreguem melhorias contínuas ao seu cliente final e para que possam trabalhar o seu cliente em potencial.
Todas as formas de contato entre a marca e o cliente são valores entregues, ainda que essa entrega ocorra de maneira intangível. Por isso, é importante que o entrante no empreendedorismo tenha esse conceito claro para que invista de maneira direcionada em sistemas de gestão e leve para a sua empresa o conceito de resolução e de desburocratização de processos.
Grandes empresas não se adaptaram à era digital, já que não se atualizaram em tempo hábil e acabaram obsoletas. Por isso, a resiliência é um valor empresarial, visto que a empresa que se adapta à inovação tende a crescer de maneira escalável e orgânica.
Quando uma empresa lança uma promoção, ela deve considerar todo o fluxo relacionado à elevação das vendas. Sendo assim, o cliente é atendido nas etapas de compra do seu processo, na maneira como ele é respondido ao tirar dúvidas e no pós-venda, caso queira devolver ou trocar o seu produto.
Por isso, uma empresa deve considerar a sua gestão como holística, independentemente do seu segmento de atuação; já que é necessário cumprir o prazo de entrega, gerar descontos efetivos e aproveitar as oportunidades de elevação das vendas para gerar a fidelização do cliente.
Entretanto, a fidelização do cliente ocorre indiretamente na maior parte do tempo através dos valores empresariais entregues pelo atendimento, através do cumprimento do prazo de entrega e da qualidade do produto.
Por isso, antes de focar somente no volume de vendas, a empresa precisa corroborar todo o seu processo para que possa gerar valor de mercado, maximizando os resultados de suas ações de marketing digital.
Haja vista que a insatisfação do cliente pode gerar um resultado negativo para uma empresa, de modo que ela não consiga alcançar a confiabilidade dentro do mercado. Dessa forma, o atendimento ao cliente é um valor que deve ser entregue através de análises, investimentos direcionados e por meio da tecnologia de ponta na gestão e nos processos operacionais.