Empreendedorismo

O atendimento ao cliente e a experiência entregue pela marca

O atendimento ao cliente não é mais um setor à parte em uma empresa, na atualidade, o atendimento ao cliente é uma necessidade em todos os processos, visto que é fundamental que uma marca entregue qualidade ao seu cliente, considerando toda a experiência do cliente com a marca.

O atendimento ao cliente na atualidade e a experiência entregue pela marca

Sendo assim, desde a entrada de uma empresa no mercado, é necessário que o cliente seja atendido em sua totalidade; o que pode ser um grande desafio para uma pequena empresa. Porém, é um fator primordial que ampara o crescimento de uma marca e direciona a valorização do negócio.

O marketing digital na atualidade faz parte do setor de atendimento?

O marketing digital é fundamental no empreendedorismo, bem como para empresas de maior porte. No entanto, o marketing na atualidade faz parte do setor de atendimento ao cliente, aliás, talvez fosse mais correto que falássemos que o atendimento ao cliente não é apenas um setor. Pois, todos que trabalham numa empresa estão atendendo ao cliente, ainda que não tenha contato com ele.

Valores implícitos na gestão

Por isso, o atendimento ao cliente não é apenas um setor, deve ser um valor implícito na rotina de todos e nos resultados dos processos. Sendo assim, o cliente deve ser atendido em sua totalidade através de ações de marketing digital, de modo que obtenha respostas rápidas nas redes sociais, o que é primordial na atualidade.

No entanto, também é importante que o cliente seja ouvido em canais próprios da empresa, de modo que a gestão apresente resoluções e não apenas soluções pontuais. Ou seja, no mercado atual é necessário entender a demanda do cliente e verificar as reclamações, criando um ciclo de melhorias contínuas.

A fidelização do cliente deve ser um objetivo

Por isso, o relacionamento com o público começa na prospecção, ao passo que não termina na  efetivação da venda, visto que é necessário atender o cliente em todos os setores e direcionamentos, de modo que a fidelização ao cliente seja implícita.

Processo holístico empresarial e o atendimento em sua totalidade

Portanto, é muito importante a fidelização do cliente para uma marca na atualidade. Talvez seja mais importante fidelizar o cliente para obter cada vez mais novos clientes, já que um fluxo é complementar ao outro. Sendo assim, o valor de uma marca também é o valor da experiência do cliente com o seu produto ou serviço, e isso reflete no processo holístico empresarial.