De acordo com a consultoria de tecnologia Gartner, as remessas mundiais de PCs totalizaram 71,6 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021. O número demonstra um aumento de 4,6% em comparação ao mesmo período de 2020, uma desaceleração considerável em relação ao trimestre anterior, quando as remessas do setor cresceram 35,7%.
É preciso destacar que remessas significam o número de computadores – incluindo desktops (PCs de mesa), notebooks e ultramobiles (como o Microsoft Surface) – que as fabricantes enviam às lojas e revendedores. O índice não reflete a quantidade vendida aos consumidores finais e mercado corporativo.
A redução é devida, em parte, ao impacto da escassez contínua de componentes. O diretor de Pesquisa do Gartner, Mikako Kitagawa, destaca a dificuldade de se obter semicondutores, que são os chips para computadores. De acordo com ele, o tempo de espera de alguns modelos de PCs corporativos são para até 120 dias.
Isso impactou diretamente no aumento dos preços na lista de materiais, que os fornecedores repassaram aos usuários finais. “O aumento dos preços pode continuar a desacelerar a demanda de PCs nos próximos 6 a 12 meses”, afirma o diretor da consultoria.
As três principais fornecedoras no mercado mundial de PCs permaneceram as mesmas na análise de ano a ano do Gartner. Com isso, a Lenovo mantém a liderança do setor com o fornecimento de 17,27 milhões de PCs no segundo trimestre, um aumento de 3,6%. Apesar de ser seu quinto trimestre seguido de crescimento, o índice ficou abaixo do mercado geral e foi um dos mais tímidos entre as concorrentes.
De acordo com o Gartner, o retrospecto da empresa pode ser atribuído à sua fabricação interna, que permite melhor controle da escassez de componentes. Ao contrário da fabricante chinesa, os concorrentes dependem principalmente da terceirização das linhas de produção.
Estimativas preliminares de remessas por fabricante de PCs em todo o mundo para o segundo trimestre de 2021 – 2T21 (em milhões de unidades) | |||||
Fornecedor | Remessas no 2T21 | Participação de mercado 2T21 (%) | Remessas no 2T20 | Participação de mercado 2T20 (%) | Crescimento 2T21-2T20 (%) |
Lenovo | 17,27 | 24,1 | 16,68 | 24,4 | 3,6 |
HP Inc. | 14,30 | 20,0 | 16,11 | 23,5 | -11,3 |
Dell | 12,25 | 17,1 | 10,71 | 15,6 | 14,4 |
Apple | 6,08 | 8,5 | 5,08 | 7,4 | 19,7 |
Acer | 4,37 | 6,1 | 4,04 | 5,9 | 8,3 |
ASUS | 4,26 | 6,0 | 3,67 | 5,4 | 16,0 |
Outros | 13,06 | 18,2 | 12,16 | 17,8 | 7,4 |
Total | 71,62 | 100 | 68,48 | 100 | 4,6 |
Notas: os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e ultramobile premium (como o Microsoft Surface), mas não Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em remessas vendidas em canais. Os números podem não somar aos totais mostrados devido a arredondamentos. Fonte: Gartner (julho de 2021) |
Já a HP enfrentou uma grande perda de produção, com queda de 11,3% na comparação com seu segundo trimestre de 2020. A consultoria aponta que restrições de ofertas de notebooks empresariais, bem como quedas nas remessas na América do Norte e EMEA (Europa, Oriente Médio e África), contribuíram para essa queda.
A Dell também ganhou destaque positivo, com seu terceiro trimestre seguido de crescimento. A remessa de 12,25 milhões garantiu um aumento de 14,4%, graças aos desktops. A consultoria apontou que os computadores de mesa venderam 40% a mais que em 2020, um contraste grande com os demais, que cresceram apenas um dígito. Novamente, componentes tiveram seu papel na dificuldade de venda.
Os três últimos fornecedores – Apple, Acer e ASUS – cresceram mais rápido do que o mercado, devido à maior disponibilidade de PCs de consumo. O Gartner explica que os PCs para o consumidor foi menos afetado pela escassez do que o mercado corporativo. Isso porque os fornecedores podem ser mais flexíveis no design do sistema, permitindo soluções alternativas para os consumidores finais.
Entre janeiro e março deste ano, quem mais vendeu computadores no Brasil foi a Dell. Os dados são de outro estudo de mercado, dessa vez da IDC Brasil, e apontam que as vendas da fabricante a clientes finais e empresas cresceram 19,7% no ano a ano. Com isso, a participação de mercado da Dell é de 24,3%, praticamente um quarto.
A empresa justifica os números com base na sua estratégia de venda por diferentes canais, incluindo o setor varejista e também empresas que atuam no segmento de B2B. Não a toa, a empresa também lidera as vendas nos mercados corporativos, com 38%, e para pequenas empresas, com 45%.
O estudo da IDC ainda aponta crescimento do mercado geral de computadores no Brasil durante o primeiro trimestre. Foram 1,77 milhão de computadores, crescimento de 19,7% em relação ao mesmo período de 2020.
É preciso destacar que o ano passado já havia sido um bom ano para o setor, porque as vendas aumentaram devido às restrições da pandemia, com as pessoas precisando de computadores para estudar e trabalhar em casa.