O Nubank, conforme informou a própria fintech, liberou um novo serviço para os seus clientes. Trata-se da função chamada de contactless. Traduzindo para o português, é o famoso pagamento por aproximação com o cartão.
Agora, o valor limite para pagamentos sem senha é de R$ 200. O limite do cartão pode ser reajustado pelo cliente através do próprio aplicativo da fintech.
Entretanto, é importante destacar que caso o cliente esteja ciente de que não há opção de correção do limite do crédito por aproximação. Portanto, cabe exclusivamente ao cliente decidir em ter o novo limite liberado na funcionalidade ou desativar a função.
A novo serviço permite que os pagamentos sejam feitos apenas por aproximação, sem a necessidade de usar o cartão. Essa funcionalidade vale para as modalidades crédito e débito.
A ativação da nova funcionalidade acontece de maneira imediata, logo após a primeira aquisição com o cartão, quando é inserido na maquininha. Após a liberação, o cliente poderá usar a função quando quiser.
As compras feitas por meio de aproximação são criptografadas com o objetivo de garantir a segurança da transação, uma vez que o uso de senha passa a ser obrigatório para pagamento superior a R$ 200.
Quem não quiser utilizar a nova funcionalidade na hora de realizar as suas compras com contactless, aproximação, será necessário seguir os três passos:
Pronto, seguindo os três passos acima, a função contactless do cartão de crédito será desativada da conta do cliente.
No que se refere ao limite do cartão da Nubank, o algoritmo do banco avalia o crédito é constantemente alimentado com novas informações.
“Buscamos sempre mais dados de mercado para nos ajudar a tomar decisões melhores para o perfil de cada cliente – e, com frequência, fazemos novas análises na nossa base para dar aumentos de limites proativos, por exemplo”, diz a Nubank.
A partir do momento que alguém é aprovado para o cartão Nubank, a fintech faz uma projeção dos gastos dessa pessoa, com análises de risco, perfil de uso e ainda utiliza de dados externos, como score (a pontuação usada pelo Serasa, que indica a probabilidade de as pessoas atrasarem ou não o pagamento de uma conta), por exemplo, para definir um patamar inicial e seguro de crédito.
“Esse processo é feito por um algoritmo – um sistema automatizado que analisa todos esses dados e estabelece um limite inicial”.