O Nubank passou a liberar uma nova opção para os seus clientes, a função chamada de contactless. Trata-se do pagamento por aproximação com o cartão.
O novo valor limite estabelecido pela fintech para pagamentos sem senha é de R$ 200. O cliente pode reajustar o limite do cartão através do próprio aplicativo do banco digital. No entanto, o usuário deve estar ciente de que não há opção de correção do limite do crédito por aproximação. Portanto, cabe exclusivamente ao cliente decidir em ter o novo limite liberado na funcionalidade ou desativar a função.
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A nova função permite que os pagamentos sejam feitos apenas por aproximação, sem precisar inserir o cartão na maquininha e colocar a senha. Essa funcionalidade vale para as modalidades crédito e débito.
Vale salientar que, a ativação da função acontece de maneira imediata, logo após a primeira aquisição com o cartão, quando é inserido na maquininha. Após a liberação, o cliente poderá usar a função quando quiser, desde que o estabelecimento disponibilize o equipamento compatível.
As compras feitas por meio de aproximação são criptografadas com o objetivo de garantir a segurança da transação, uma vez que o uso de senha passa a ser obrigatório para pagamento superior a R$ 200.
Quem não quiser utilizar a nova funcionalidade na hora de realizar as suas compras com contactless, aproximação, será necessário seguir os três passos:
Pronto, seguindo os três passos acima, a função contactless do cartão de crédito será desativada da conta do cliente.
No que se refere ao limite do cartão da Nubank, o algoritmo do banco avalia o crédito é constantemente alimentado com novas informações.
“Buscamos sempre mais dados de mercado para nos ajudar a tomar decisões melhores para o perfil de cada cliente – e, com frequência, fazemos novas análises na nossa base para dar aumentos de limites proativos, por exemplo”, diz a Nubank.
A partir do momento que alguém é aprovado para o cartão Nubank, a fintech faz uma projeção dos gastos dessa pessoa, com análises de risco, perfil de uso e ainda utiliza de dados externos, como score (a pontuação usada pelo Serasa, que indica a probabilidade de as pessoas atrasarem ou não o pagamento de uma conta), por exemplo, para definir um patamar inicial e seguro de crédito.
“Esse processo é feito por um algoritmo – um sistema automatizado que analisa todos esses dados e estabelece um limite inicial”.