O parcelamento de compras únicas começou a ser implementado pelo banco digital Nubank em abril de 2021. Esse recurso permite que os clientes da fintech não necessitem parcelar toda a fatura do cartão de crédito. Apesar disso, é importante compreender em quais situações essa funcionalidade é de fato vantajosa para os usuários.
De acordo com o banco digital, essa nova ferramenta, onde os usuários podem parcelar uma compra única em até 12 vezes, é inédita no país. A função foi liberada inicialmente para os clientes no México e aos poucos tem sido implementada no Brasil.
Para parcelar uma compra única, o Nubank esclarece que cada parcela precisa ter um valor mínimo de R$ 20. Além disso, os juros cobrados pelo banco digital podem variar de acordo com o valor parcelado pelo usuário. Sendo assim, é importante conferir todas as regras antes de efetuar o parcelamento.
Parcelar compras únicas feitas no cartão de crédito é vantajoso em alguns casos, mas é preciso estar atento, pois nesta modalidade existe uma cobrança de juros que varia de acordo com o valor parcelado. Desse modo, elencamos algumas situações onde o parcelamento de uma compra pode ser conveniente.
Em março de 2022, o Nubank anunciou uma nova função em seu App, o simulador de compras específicas. Sendo assim, os clientes da fintech podem visualizar as parcelas e os juros antes mesmo de realizar uma compra. Para simular o parcelamento, os usuários devem procurar a seção “Cartão de crédito” na tela inicial do aplicativo e em seguida selecionar a opção “Parcelar compras”.
Por fim, basta que o cliente Nubank clique em “Simule o parcelamento das suas compras antes mesmo de passar o cartão” e digite o valor da transação desejada. Também é possível selecionar em quantas parcelas deseja realizar o pagamento. Desta forma, o App informará ao usuário os juros, IOF, bem como o valor total do parcelamento.
De acordo com o Nubank, o valor total da fatura do cartão de crédito é atualizado assim que a operação de parcelamento de compra é autorizada pelo banco digital. Ademais, depois de aprovado, não é possível editar ou cancelar a solicitação de parcelamento.