Na última segunda-feira (15), a Nu Holdings Ltd., empresa que controla o Nubank, divulgou seus resultados fiscais referentes ao segundo trimestre de 2022. O levantamento indicou “crescimento e lucratividade” no período, segundo David Vélez, CEO da empresa. Com isso, a fintech anunciou recorde de receitas e aumento na base de clientes.
O trimestre encerrado no dia 30 de junho indicou que o Nubank registrou 65,3 milhões de clientes, apresentando uma taxa de atividade de 80%. Já com relação ao primeiro trimestre, a empresa possuía 5,7 milhões de novos clientes. Dentre todos os clientes, cerca de 62,3 milhões são brasileiros, tendo agora 2 milhões referentes a PMEs (Pequenas e Médias Empresas), este valor mostra um aumento de 150%.
Com relação ao segundo trimestre, a empresa também gerou receitas de US$ 1,2 bilhão, resultando em um aumento de 230% ano a ano. Neste período, o lucro bruto da controladora foi de US$ 363,5 milhões, com aumento de 109% ano a ano. Já o lucro líquido da empresa foi de US$ 17 milhões. O Nu Holdings informa também que as despesas operacionais da empresa chegaram a totalizar US$ 388,1 milhões.
Com relação aos produtos de crédito pessoal, o Nubank afirma que uma nova metodologia “antecipou a baixa de empréstimos pessoais em atraso de +360 dias para +120 dias, enquanto a baixa dos cartões de crédito permaneceu em 360+ dias”. O relatório da empresa informa que os indicadores de inadimplência inicial “mostram estabilidade no segundo trimestre”.
Outros pontos mostraram também que o Nubank está se tornando cada vez mais lucrativo no Brasil. Dentre os principais pontos positivos, temos a plataforma NuInvest, que atingiu 5 milhões de clientes ativos, já o NuCripto também vem tendo um grande destaque, já que a plataforma atingiu a marca de 1 milhão de clientes. Por fim, os serviços de seguro da empresa já atingiram 700 mil apólices ativas.
Vélez informou sobre o lucro da empresa no Brasil nos últimos tempos, dizendo, “tivemos outro trimestre muito forte, com crescimento e lucratividade no nosso negócio. Registramos uma receita recorde e estamos dando grandes passos para nos tornarmos uma plataforma com multiprodutos em diferentes países”.
No Brasil, a operação é “lucrativa, tendo registrado um lucro líquido de US$ 13 milhões no primeiro semestre de 2022, resultado do crescimento no número de clientes, que subiu para 65 milhões, e da nossa capacidade de oferecer novos produtos, também em cross-sell”, informa o CEO da empresa. Além disso, Vélez cita que o Nubank ganhou aprovação para continuar sua expansão na Colômbia, ampliando cada vez mais os horizontes da empresa.
A empresa apresentou um pedido de licença para estabelecer uma financeira na Colômbia. Deste modo, está claro que a fintech está interessada em oferecer soluções como consórcios, empréstimos pessoais, entre outros, no país. Nos 11 meses de atuação do Nubank no país, a empresa já contava com cerca de 114 mil clientes, até o final de 2021. Este número já aumentou para cerca de 200 mil nos últimos meses.